Início STTP participa do desfile da Independência apresentando ao público pelotões com campanhas educativas

Drone Carcará também foi apresentado ao público, sobrevoando todo o percurso do desfile Na manhã desta quarta-feira, 07, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos – STTP, participou e apoiou o desfile cívico militar do sete de setembro com a interação e logística de todos os seus setores, dentre eles: trânsito e transportes, com agentes […]

08/09/2022 11h49 Atualizado há 9 meses atrás

Na manhã desta quarta-feira, 07, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos – STTP, participou e apoiou o desfile cívico militar do sete de setembro com a interação e logística de todos os seus setores, dentre eles: trânsito e transportes, com agentes de trânsito e fiscais de transporte atuando nas interdições, operações, desvios de fluxo, monitorando o trânsito e o transporte público, e com a divisão de sinalização auxiliando nas interdições das diversas ruas com o uso de cavaletes e cones.

Diferente de outros anos, quando apenas as viaturas de operações eram apresentadas, a STTP inovou com um desfile mais que especial, dentro de um projeto desenvolvido pela Divisão de Educação de Trânsito- DET, levando a avenida quatro três pelotões com cerca de duzentas crianças e adultos representando as principais campanhas educativas realizadas pelo órgão, além de um pelotão especial dos projetos desenvolvidos pelo órgão.

Campanha – Durante todo o período de desfile, além do próprio superintendente da Dunga Júnior, agentes de trânsito, educadores e demais voluntários colaboradores da STTP estiveram promovendo abordagens com a população durante a distribuição de panfletos enfocando o respeito à travessia na faixa de pedestre, cuja campanha está intitulada de “Na Faixa, que a vida pede passagem”, com orientação aos condutores sobre a importância das práticas seguras para um trânsito mais humano.

Acompanhado de diversos auxiliares e gerentes, o superintendente da STTP, Dunga Junior, foi um dos grandes entusiastas para o acontecimento e realização do projeto durante o desfile da Independência, destacando que o órgão, como um todo, tem muitos motivos para comemorar nessa gestão do Prefeito Bruno, com todos os resultados alcançados.

“Temos contribuído significativamente para o desenvolvimento da cidade, seja nas ações de mobilidade urbana, como no reconhecimento dos projetos de educação de trânsito desenvolvido nas escolas do município, e isso é motivo de orgulho pra cada um de nossa equipe. E foi isso que apresentamos à população durante o desfile”, disse Dunga.

Ao longo de todo o desfile cívico o público esteve interagindo e vibrando com a passagem dos pelotões da STTP. E em retribuição ao carinho recebido, o público presente foi agraciado com as apresentações das equipes em vários pelotões:

Pelotões de educação de trânsito – Assim como na última edição em 2019, neste ano, também houve a participação de várias equipes do setor de educação de trânsito durante o desfile cívico, trazendo novidades para o público como um pelotão de “agentes multiplicadores”, formado por alunos de 5º e 6º ano de quatro escolas da rede municipal de ensino, e que atuarão como agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito na comunidade escolar.

Em outro pelotão foi destacado o “projeto EDUCA”, que trata da abordagem da Educação Para o Trânsito em sala de aula, nas escolas públicas do município, tendo a sua implantação ocorrida no início do ano em nove unidades escolares da rede municipal.

O terceiro pelotão, um dos mais carismáticos na participação da STTP, foi formado por “Agentes Mirins”, onde cerca de 60 crianças filhos de funcionários do órgão e de colaboradores da comunidade, estiveram desfilando demonstrando a harmonia entre a gestão pública municipal, o quadro de servidores e a comunidade em geral. Também integrou os pelotões de educação de trânsito da STTP, a banda fanfarra da escola municipal CEAI Governador Antônio Mariz

Pelotões de Trânsito – A coordenação e a gerencia de trânsito da STTP, participou do desfile apresentando três pelotões:

Ciclomob – Uma equipe de agentes de trânsito da Ciclomob também fez parte do pelotão da STTP. O trabalho do grupo é realizado utilizando bicicletas, e estão focados na fiscalização das ciclovias e ciclofaixas, e outros pontos específicos da cidade como faixas de pedestres, além de colaborar nas campanhas educativas voltadas para a redução de acidentes. Essa equipe conta com oito ciclistas agentes de trânsito, devidamente capacitados para realizarem o novo projeto.

Piloto Legal – Agentes de Trânsito monitores do projeto “Piloto Legal”, também estiveram formando outro pelotão integrante do desfile da STTP. O projeto, consiste num curso de pilotagem de motocicletas nível 1, e que tem como público alvo qualquer interessado que possua CNH categoria “a”, dentro da validade, que possua motocicleta e capacete. O curso já capacitou cerca de 800 motociclistas, tem uma carga horária de 8 horas, dividido em aulas teóricas e práticas, sendo abordados temas como inspeção preventiva da motocicleta, legislação de trânsito, postura em curvas, técnicas de frenagem, deslocamento em grupo, entre outros. estando disponível para empresas privadas e demais órgãos públicos.

Drone Carcará – sobrevoando por toda a área deste desfile, o drone da sttp, foi apresentado ao público presente na Avenida Floriano Peixoto. Batizado de Carcará, em homenagem à ave típica de nossa região, o drone da STTP está auxiliando desde 2020 as operações diversas no planejamento de ações de engenharia, estudos estatísticos, no monitoramento e na fiscalização de trânsito. A aeronave está sendo operada pelos agentes de trânsito do Núcleo de Operações Remotamente Controladas (norc).

Codecom