Início STTP revitaliza semáforos com botoeira da travessia de pedestres em quatro locais da cidade.

A Prefeitura de Campina Grande, através da Gerência de Operações de Trânsito da STTP, já colocou em pleno funcionamento todos os semáforos para pedestres com botoeira, somando quatro equipamentos com 100% de funcionamento por toda a cidade. Os semáforos para pedestres haviam sido danificados por vândalos, o que estava dificultando sua funcionalidade, mas que agora […]

09/07/2018 18h47 Atualizado há 8 meses atrás

Os semáforos para pedestres haviam sido danificados por vândalos, o que estava dificultando sua funcionalidade, mas que agora recuperados estão garantindo a passagem segura dos transeuntes nos seguintes trechos: Rua Aprígio Veloso, no trecho da UFCG, no Calçadão da Venâncio Neiva, na Rua Lino Gomes (Praça do Trabalho), e na Avenida Brasília (Extra). Para o beneficio desse tipo de sinalização foram instalados braços, grupos focais e os controladores semafóricos.

Além de trazer segurança na travessia das pessoas, o semáforo inteligente consiste em um equipamento tradicional, mas que permanece verde para os carros durante o tempo mínimo de 30 segundos. Na hora da travessia, o pedestre aperta um botão e em instantes o sinal fica vermelho para os carros e verde para o pedestre, durante 15 segundos.

“Esse importante equipamento permite oferecer condições mais seguras de travessia em pontos de grande movimento de veículos, favorecendo especialmente idosos e crianças que são mais expostos a riscos de atropelamentos.”, destaca o superintendente da STTP, Félix Neto.

Os benefícios com essa sinalização respondem ao Programa Municipal de Segurança Viária, executado pela Prefeitura través da STTP, e que consiste na fluidez no trânsito associada à garantia na travessia protegida na faixa para os pedestres, e contempla dois projetos:

1) Área escolar – engenharia de tráfego (sinalizações horizontal, vertical e redutores de velocidade), educação de trânsito e reforço policial, com inúmeras escolas já atendidas;

2) Melhoria de Travessia – Avanço de calçada, faixa de travessia de pedestre elevada, e semáforos com botoeira, cujo objetivo é a segurança tanto do motorista como do pedestre.

Os equipamentos funcionam da seguinte forma: quando pressionado o botão de comando, o equipamento fica verde para travessia do pedestre e vermelho para os veículos.

09/07/2018