Início STTP revitaliza sinalização e alerta sobre cuidados no trânsito no entorno das escolas

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, tem executado o plano municipal de sinalização escolar. E, com o início do ano levito nas escolas da rede privada e pública, o órgão de trânsito chama a atenção para alguns cuidados necessários a fim de garantir fluidez e segurança no trânsito no entorno das escolas […]

02/03/2016 13h02 Atualizado há 9 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, tem executado o plano municipal de sinalização escolar. E, com o início do ano levito nas escolas da rede privada e pública, o órgão de trânsito chama a atenção para alguns cuidados necessários a fim de garantir fluidez e segurança no trânsito no entorno das escolas da cidade.

A STTP está revitalizando toda sinalização das vias com trechos de área escolar, no tratamento de redução de velocidade, com pinturas de faixas de pedestres e de redutores de velocidades, a exemplo das Ruas Osvaldo Cruz, no centenário, João Quirino, no Catolé, Vigolvino Vanderlei, Ponto de Cem Réis, e extensão da Av. Almirante Barroso, proporcionando dessa forma um trânsito seguro e tranquilo, naquele trecho.

Conforme informações do superintendente Félix Neto, neste período o trânsito fica mais intenso, com maior número de automóveis, motocicletas e pedestres nas ruas. Nesse contexto, o uso dos equipamentos de segurança adequados para cada idade, como a cadeirinha, é também indispensável.

“Não é demais lembrar que nas proximidades de escolas a velocidade deve ser reduzida e a atenção redobrada na hora do embarque e desembarque de crianças, que deve ser sempre pelo lado da calçada, e nunca pela rua. Os pais devem ficar atentos”, disse Félix.

Fila dupla – O estacionamento em fila dupla é um dos fatores que provocam mais congestionamentos, no entorno das escolas. “A cidade continua com a cultura onde o pai acha que numa parada rapidinha para deixar ou buscar uma criança não vai atrapalhar, mas essa atitude é infração de trânsito e tem causado transtornos aos demais”, comentou o coordenador de trânsito da STTP, Dunga Júnior.

“Dicas de segurança para os trechos de área escolar:

• Não fale ao celular enquanto dirige, preste muita atenção nos pedestres a sua volta. Fique atento: No trânsito, os maiores cuidam dos menores!;

• O transporte das crianças deve ser com segurança, ou seja, somente no banco de trás e com cinto de segurança;

• Não estacione sobre a faixa de pedestre, nem na calçada. Além de poder receber uma multa, causa muito transtorno, pois nesse horário os alunos atravessam a todo momento na faixa de pedestre;

• Evite parar em fila dupla. Muitos pais estão com pressa para deixar os filhos na escola, você não é o único. Por isso, respeite o trânsito!;

• Estacione somente em locais permitidos.

• O embarque e desembarque dos alunos deve ser sempre pela calçada. Garanta a segurança deles;

• Reduza a velocidade quando estiver próximo a escolas e locais com grande movimentação de pedestres;

Ainda segundo Júnior, os pais ou responsáveis devem ensinar à criança que a passagem deve ser realizada na faixa de pedestre. Lembrar que a paciência e a gentileza ao dirigir são indispensáveis, já que o aumento do número de pessoas e veículos nas ruas deve provocar lentidão no trânsito em alguns pontos da cidade, principalmente nos horários de pico.

Assessoria de Imprensa 02/03/2016