Início Sucesso total: Prefeitura realiza cerca de 70 ações durante o Maio Amarelo

Sucesso total: Prefeitura realiza cerca de 70 ações durante o Maio Amarelo

O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade para diminuir o número de mortes e acidentes no trânsito A campanha de educação de trânsito, Maio Amarelo, que este ano teve como tema “Juntos Salvamos Vidas”, teve aproximadamente setenta ações da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). Foram […]

02/06/2022 16h08 Atualizado há 9 meses atrás

A campanha de educação de trânsito, Maio Amarelo, que este ano teve como tema “Juntos Salvamos Vidas”, teve aproximadamente setenta ações da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). Foram os mais variados trabalhos, desde palestras e ações educativas em escolas até o Seminário de Redução de Acidentes de Trânsito, organizado pelo Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT) da autarquia campinense. A pluralidade de ações é sinal da capacidade da superintendência em atuar nas mais variadas frentes, gerando segurança viária e educação para o trânsito.

O I Seminário Municipal de Redução de Acidentes de Trânsito aconteceu no dia 12 de maio. Durante o encontro, a Prefeitura assumiu compromisso com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o que vai permitir que os agentes da STTP também fiscalizem e realizem atendimentos com o SAMU em trechos de rodovias federais que cortam Campina Grande. O Seminário contou com a presença do secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro.

Outro destaque foi a audiência pública na Câmara Municipal de Campina Grande, na qual o superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, fez uma prestação de contas sobre as ações da campanha educativa e também destacou os conceitos de Sistema Seguro e Visão Zero: nenhuma morte no sistema viário é aceitável.

De dois até 31 de maio foram realizadas também 24 palestras em instituições públicas e privadas; nove ações educativas; sete ações em quiosques que foram montados no Partage Shopping e na Corrida do Bem; quatro panfletagens/adesivagens; quatro pit stops; três ações do trânsito rural; três ações de emissões de credenciais; dois dias “D” do programa Educa; duas ações em faixas de pedestres; ação em ciclofaixa; blitz educativa; e concurso de redação envolvendo escolas públicas e privadas da cidade.

Também foi realizado um torneio de xadrez, momento de integração e de reflexão sobre os direitos e deveres de todos os cidadãos na construção de um trânsito mais seguro.

Palestras em outros municípios

A STTP emprestou conhecimento e expertise em trânsito junto a outros municípios na região de Campina Grande durante o mês de maio. Foram realizadas palestras nos municípios de Riacho de Santo Antônio, Alagoa Nova, Matinhas e Lagos Seca. Nas oportunidades, os agentes de trânsito educadores falaram sobre a segurança viária e aspectos básicos do trânsito que acabam sendo determinantes para a segurança de todos, como o compartilhamento de espaços e a percepção de risco.

O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, ressaltou que a mensagem do Maio Amarelo deve permanecer por todo o ano. “No mês de maio, há um simbolismo relativo à educação e trânsito. Mobilizamos todos os setores da STTP para espalhar a ideia de que, no trânsito, juntos salvamos vidas. No entanto, nosso trabalho continua. As ações de educação, fiscalização e sinalização estão sendo cada vez mais integradas para diminuir o número de acidentes e mortes no sistema viário de nossa cidade”, apontou Dunga Júnior.

Codecom