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Autor: Comunicação

Superintendente da STTP apresenta relatório de prestação de ações, durante Seminário Cidade Expressa

Dunga Júnior fez exposição das ações estratégicas para o transporte público e de mobilidade urbana Na noite desta quinta-feira, 10, foi realizado mais uma edição do Seminário Cidade Expressa, evento de responsabilidade do CTMU – Comitê Técnico de Mobilidade Urbana, e que teve a participação do superintendente da STTP – Dunga Júnior, apresentando relatório de […]

11/06/2021 11h20 Atualizado há 8 meses atrás

Dunga Júnior fez exposição das ações estratégicas para o transporte público e de mobilidade urbana

Na noite desta quinta-feira, 10, foi realizado mais uma edição do Seminário Cidade Expressa, evento de responsabilidade do CTMU – Comitê Técnico de Mobilidade Urbana, e que teve a participação do superintendente da STTP – Dunga Júnior, apresentando relatório de prestação das ações da autarquia municipal de trânsito e transportes.

Com transmissão pelo canal no Youtube da Câmara Municipal de Campina Grande, o evento deste ano teve como tema “Um novo olhar sobre as calçadas”, e o dirigente da STTP fez uma exposição de um relatório de ações estratégicas realizadas com foco nos três eixos: engenharia, execução e educação.

Dunga iniciou sua fala destacando o transporte público de passageiros, que passa por dificuldades durante todo esse momento, mas que a STTP definiu diretrizes para manter o sistema em operação, com o propósito de manter o deslocamento e receita durante a pandemia, a exemplo da isenção em 100% do ISS, isenção da taxa de gerenciamento, de 1,5%, além de subsidio na passagem para o usuário com bônus.

A criação da comissão mista de estudos para revisão do sistema operacional de transportes, já com a parte oeste concluída, diminuindo quilometragem e aumentando integrações temporais e outros corredores, com base numa pesquisa Quality que está sendo realizada na cidade; as ações do órgão de enfrentamento e combate à pandemia do Coronavírus, a exemplo da implantação da Brigada de Higienização, atuando todos os dias no terminal de Integração, além do apoio operacional dos agentes de trânsito na Operação Previna-se, assim como, na implantação da operação “Corredor Livre” para que os passageiros tenham menos tempo de viagem dentro do ônibus, nos horários de pico, chegando a obter uma eficiência de até 15 minutos em algumas rotas.

As parcerias firmadas com o Ministério Público do Trabalho, na implantação de Painéis de Veiculação de Mensagens (PVM) com informações de horários de embarques; Conclusão do processo licitatório da Zona Azul Digital, obedecendo um TAC do MP e exigência do Plano de Mobilidade, e com implantação a ser iniciada no segundo semestre, além das operações de fiscalização conjunta da STTP com a Cptran priorizando a mobilidade urbana inibindo a prática do transporte clandestino e o estacionamento irregular, inclusive retirando de circulação veículos com documentação irregular, condutores inaptos, e outras infrações causando ameaça e transtorno a segurança da população, foram apresentadas pelo superintendente.

Mobilidade Urbana
Dunga Júnior mostrou dados da ampliação de implantação e de revitalização das faixas de pedestres, além da conclusão da primeira interligação de ciclofaixa e ciclovias, desde o Parque da Criança até a Avenida Juscelino Kubistchek. Campina Grande já conta hoje com 100 km de ciclovias e ciclofaixas implantadas, resultando em um novo conceito de mobilidade ativa para o ciclista e o pedestre. A ampliação da central de monitoramento com a duplicação do número de câmeras, e a realização de testes de utilização de um drone no planejamento, monitoramento e fiscalização de trânsito também foi apresentado durante o seminário.

Campina Grande é a primeira cidade do interior do nordeste a adquirir e utilizar esse tipo de equipamento, batizado de Carcará em homenagem à ave típica de nossa região, e que vai auxiliar em operações diversas, no planejamento de ações de engenharia, estudos estatísticos, monitoramento e na fiscalização de trânsito, num projeto aliado a criação de um quarto turno de serviço, com agentes trabalhando 24hs. Os profissionais, ao serem solicitados para alguma ocorrência pela madrugada, poderão utilizar o drone para fazer uma primeira análise da situação e depois chegar ao local já com o plano operacional de fiscalização planejado.

A implantação de 5000km de sinalização horizontal, somente neste primeiro semestre, também foi detalhado na apresentação da STTP, assim como outros projetos de engenharia e trânsito como: a liberação da conversão à direita; reimplantação do sistema onda verde; implantação dos binários das Ruas Mauro Luna (Conceição) e Floriano Mendes (Cruzeiro), a implantação do Comitê de Segurança Viária, a parceria com o IFPB nos estudos e pesquisa para a fabricação com tecnologia própria de semáforos inteligentes

Conforme estabelece a Lei Complementar 095/2015, sobretudo em seu artigo 18, parágrafo único, o poder público municipal tem a obrigação de apresentar sua prestação de contas sobre as ações de mobilidade urbana ao CTMU, anualmente, durante o Seminário Cidade Expressa.

Dunga Junior ao final de sua apresentação, e que no evento também estava representando o prefeito Bruno Cunha Lima, agradeceu a oportunidade em que o CTMU disponibiliza à prefeitura para apresentação das ações de mobilidade urbana executadas pelas secretarias do município, destacando a participação dos demais participantes do evento. Ao presidente da Câmara de Vereadores, Marinaldo Cardoso, também direcionou agradecimentos pela receptividade do evento e sua condução. Igual agradecimento foi direcionado ao presidente do CTMU – Anchieta Bernardino, por sua altivez e compromisso com a cidade e seriedade na condução do Comitê, no processo de desenvolvimento da cidade. .

Ainda representando a STTP no CTMU, participaram de forma virtual, a Gerente de Transportes da STTP – Araci Brasil, e o Assessor Técnico – Luiz Alberto Leite.

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