Início Superintendente da STTP participa do “Seminário Segurança Viária e Integração de Órgãos Gestores”.

Na tarde desta quinta-feira, 14, o superintendente da STTP – Félix Neto – esteve participando do “Seminário Segurança Viária e Integração de Órgãos Gestores”, na Câmara de Vereadores de Paulínia – São Paulo, levando a experiência e os cases de sucesso aplicados na mobilidade urbana em Campina Grande . Félix Neto participou do evento a […]

15/06/2018 18h59 Atualizado há 9 meses atrás

Félix Neto participou do evento a convite do Observatório Nacional de Segurança Viária. Mais de 230 profissionais da área de 60 cidades do Brasil estiveram no encontro, objetivando discutir sobre a ampliação e incorporação dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, como forma de desenvolver uma troca permanente de experiências e institucionalizar encontros municipais para efeitos de intercâmbios futuros.

Na sua exposição, o superintendente fez uma apresentação do recente relatório divulgado com os dados positivos de redução de acidentes, destacando ainda os projetos e as ações de trânsito, transportes, tecnologia, e de educação, que estão sendo desenvolvidos pela STTP, e que tem levado o nome em Campina Grande a ser referencia no cenário nacional, através do fortalecimento de práticas de ações integradas de prevenção de acidentes de trânsito e utilização de tecnologias como forma de fiscalização e gestão.

Ainda no seminário os participantes discutiram de maneira prática e eficiente todas as vertentes que influenciam a Gestão e a necessidade de uma maior integração a nível Federal, Estadual e Municipal e avançar na construção conceitual de um enfoque sustentável de desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana como fator de segurança viária nas cidades, além de discutir sobre a ampliação e incorporação dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, como forma de desenvolver uma troca permanente de experiências e institucionalizar encontros municipais para efeitos de intercâmbios futuros.

O Seminário é parte integrante das atividades do Movimento Maio Amarelo no município, que neste ano traz o tema nacional, “Nós somos o trânsito”. O evento, inicialmente estava agendado para a data de 29 de maio último, mas teve sua realização adiada por conta da greve dos camioneiros.

Os temas da pauta de debates durante a programação do evento foram os seguintes: Os impactos dos acidentes de trânsitos nos gastos municipais; A importância da municipalização; Ferramentas e suporte técnico e administrativo aos municípios; Integração dos órgãos de trânsito e de segurança como forma de gestão compartilhada nos Estados e Municípios; Municipalização do trânsito – desafios e oportunidades.

As discussões contribuíram com o conhecimento de boas práticas exitosas e “cases” de sucesso no desenvolvimento e gestão compartilhada de segurança pública e mobilidade urbana, Identificando e fornecendo recomendações e subsídios capazes de incentivar a integração de políticas públicas de segurança pública nas ações de fiscalização e operações de trânsito.

15/06/2018