Início Superintendente da STTP recebe Reitor da UFCG que garante a manutenção de parcerias e a renovação de convênios entre as instituições.

O superintendente da STTP, Félix Neto, recebeu na manhã desta terça-feira, 27, a visita do Reitor da UFCG, Vicemario Simões. Na pauta do encontro, a manutenção de parcerias e renovação de convênios. Ladeado por sua equipe técnica, o dirigente da STTP relatou ao Magnífico Reitor sobre os resultados das ações que estão sendo realizadas em […]

27/03/2018 20h22 Atualizado há 9 meses atrás

Ladeado por sua equipe técnica, o dirigente da STTP relatou ao Magnífico Reitor sobre os resultados das ações que estão sendo realizadas em parceria com a UFCG, tempo em que agradeceu a presteza da atenção e no acolhimento aos projetos do órgão de trânsito e que envolve a pesquisa, estágio, assistência técnica. “Só temos que agradecer aos que fazem a UFCG, pois essa união de esforços de pesquisas e de tecnologia só tem obtido resultados positivos”, disse Félix.

A STTP tem Convênio de Cooperação Técnico e Científico com a UFCG, e conforme o Reitor Vicemario Simões está mais que garantida a manutenção dessa parceria e da renovação dos convênios existentes entre as duas instituições, e inclusive envolvendo a Atecel. “Viemos renovar esse apoio para a continuidade dos estudos técnicos e científicos, para que possamos ter um melhor aprimoramento nas ações desenvolvidas entre as insituições”, disse o Reitor.

Tecnologia – a fábrica de semáforos, que tem projetado a STTP e Campina Grande para o cenário nacional, despontando como referência em tecnologia no segmento, também tem um trabalho de acompanhamento e a parceria da UFCG. Já partir do aprimoramento dos dados coletados pela equipe da Gerência de Transportes da STTP, o departamento de Computação da UFCG, numa cooperação de esforços e trabalhos técnicos, conseguiram com que a Prefeitura de Campina Grande, atendesse todos os pré-requisitos e ser selecionada como instituição parceira do Google Transit, que é um serviço do Google Maps oferecendo às pessoas informações do transporte público em tempo real.

Pesquisa – Outra parceria formalizada com a UFCG vem possibilitando a análise do material aplicado pela STTP na sinalização de trânsito da cidade. Com esse convênio, e que envolve o departamento de Engenharia de Minas, a STTP tem conseguido um controle de qualidade da tinta à base de resina acrílica, ou emulsionada com água, para demarcação viária e que vem sendo utilizada, por exemplo, nas pinturas de faixas de pedestres, linhas de bordo, eixo, etc.

Outro estudo de pesquisa e que está sendo aplicado pela STTP, UFCG e a ATECEL, é a fabricação e utilização de asfalto, piquetes, sinalizadores, e gelo baianos, a base de pneus inservíveis, com a finalidade de diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte da borracha, como também potencializar a resistência, qualidade e diminuir custos operacionais dos materiais utilizados na sinalização viária.

Também fizeram parte da equipe que recepcionou o Reitor da UFCG, o gerente administrativo da STTP – Roberto Loureiro, Genysson Lima – Chefe de TI, Daniel Araújo – Gerente de Trânsito e Avelino Freire – Chefe de Sinalização e Projetos

27/03/2018