Início Técnicos da STTP e membros do Conselho Municipal de Transportes participam de capacitação da ANTP.

Na última sexta-feira, 23, foi realizada na cidade de João Pessoa uma capacitação técnica promovida pela ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, que apresentou um novo modelo de planilha tarifaria para o transporte público de passageiros. Servidores e técnicos da Gerencia de Transportes STTP, estiveram participando do Workshop, que objetivou fornecer um panorama geral […]

26/11/2018 16h25 Atualizado há 9 meses atrás

Servidores e técnicos da Gerencia de Transportes STTP, estiveram participando do Workshop, que objetivou fornecer um panorama geral dos sistemas de transporte no país e divulgar a nova metodologia de cálculo tarifário para o transporte coletivo.

Membros do Conselho Municipal de Transportes (Comutp) também estiveram participando do evento, cuja meta foi o de mostrar aos técnicos do setor a nova metodologia que recebeu os aperfeiçoamentos necessários e, principalmente, explicita de modo mais claro e objetivo os procedimentos dos cálculos.

Em dois documentos – Método de Cálculo e Instruções Práticas -, a nova planilha resulta de estudos desenvolvidos por técnicos das entidades parceiras – Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), sob a coordenação da ANTP.

Um dos principais objetivos do estudo é trazer mais transparência nos cálculos do valor das passagens e mensurar os custos de maneira melhor. Entre as novidades, está a inclusão de riscos de operação dos transportes.

A ANTP está realizando workshops em várias regiões do país para disseminar o conteúdo, demonstrando para prefeitos, secretários de transportes, responsáveis por gerenciadoras públicas e empresários de ônibus, como a nova planilha pode ser usada para os respectivos sistemas locais de mobilidade.

O evento de João Pessoa contou com a presença de representantes do setor público e operadores privados, que ao longo do dia tiveram acesso ao conteúdo da planilha, e puderam debater e compreender a melhor forma de estruturar a planilha de custos do transporte e de que forma ela pode ser aplicada em cada cidade.

Representando a Prefeitura de Campina Grande estiveram presentes o Gerente de Transportes da STTP – Henrique Castro; o Gerente Administrativo e Financeiro – Roberto Loureiro, Araci Brasil – da Secretaria de Planejamento, além de outros técnicos.

O último documento de referência nacional sobre tarifa de transporte público foi produzido pelo GEIPOT e publicado em 1996. A Planilha da ANTP, que passa a ser de ora em diante o novo documento de âmbito nacional, retrata, dentre outras novidades, as mudanças tecnológicas em veículos e sistemas inteligentes de controle, as novas regulamentações ambientais e as diretrizes da Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587, de 2012). Incorpora novos elementos introduzidos nos processos de contratação ocorridas no período, como a integração, terminais e infraestrutura, bem como traz uma importante inovação, distinguindo claramente o cálculo do lucro das empresas da remuneração do capital.

26/11/2018