Usuários de ônibus em CG são beneficiados com aplicativo que permite localização de paradas e horários dos ônibus em Campina Grande

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e o Sitrans lançaram ontem o aplicativo BoraBus, que tem como objetivo auxiliar as pessoas

quanto aos horários dos ônibus urbanos de Campina Grande. Os passageiros poderão saber o momento exato em que os veículos que atuam na cidade passarão pela parada. Segundo Helder Carlos, da Divisão de Controle Operacional da STTP, a única exigência é ter um plano de dados ou internet wi-fi e ter o GPS ativado no smartphone para ter acesso às informações.

 

“As funcionalidades estão 100% ativadas. Mas vamos sempre estar melhorando, em constante atualização, porque é feito para a cidade de Campina Grande”, disse. Os veículos, segundo Helder, já contam o GPS instalado desde novembro de 2015. “Foram criadas centrais de monitoramento no Sitrans, na STTP e em cada garagem. Estas informações são passadas para este aplicativo”. O superintendente da STTP, Felix Araújo Neto, salientou que a melhoria no serviço foi exigência colocada nas cláusulas de contratação. “É possível planejar o seu dia, sabendo quanto tempo o ônibus vai chegar à parada, porque o nosso objetivo é não deixar as pessoas nas paradas”.

 

Fim da queima de parada.

 

Felix ainda espera que não aconteçam mais a queima de paradas, quando os ônibus não passam no itinerário normal. “Essas informações chegam para a STTP e para o Sitrans através do GPS instalado nos carros. Este aplicativo é também a democratização destas informações, é para que não esteja esperando a boa vontade, para que não esteja ao léu”. O sistema implantado em Campina Grande, de acordo com o superintendente, é o mesma já utilizado na cidade

de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Ele disse que este fato faz com a STTP já saiba quais os problemas e no que pode melhorar.

 

220 ônibus compõem a frota de transporte urbano na cidade de CG, que está registrada no aplicativo.

 

Relógios nas paradas.

 

Felix informou que após a consolidação dos aplicativos, as paradas de ônibus irão receber relógios com contagem regressiva, avisando quanto tempo falta para os coletivos passarem pelo local.

 

“É o nosso próximo passo: colocar nas paradas de ônibus um relógio apontando para todo mundo quanto tempo falta para o ônibus passar. Estamos planejando para o próximo ano já termos esta tecnologia para oferecer, primeiro em testes em algumas paradas, e posteriormente de forma definitiva”.

Ele lembrou que no próprio aplicativo há uma ferramenta onde a população pode reclamar e nos relógios das paradas. Esta ferramenta também estará disponível.

 

Queremos que a população baixe o aplicativo, confira se o ônibus está passando e nos dê um feedback. Fizemos nossa parte e esperamos a colaboração da população.
Felix Araújo Neto,

superintendente da STTP

Portal Correio
27/09/16

Quer imprimir esta publicação ?

COMPARTILHAR