Início Prefeitura de Campina Grande entrega premiação de Concurso de Redação e lança projeto de educação de trânsito nas escolas municipais

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Público (STTP) e da Secretaria de Educação (Seduc), realizou a premiação do Concurso de Redação do Maio Amarelo e lançou, oficialmente, com entrega de livros didáticos, o projeto Educa nas escolas da rede pública municipal de ensino. A solenidade aconteceu na manhã […]

07/07/2022 14h41 Atualizado há 9 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Público (STTP) e da Secretaria de Educação (Seduc), realizou a premiação do Concurso de Redação do Maio Amarelo e lançou, oficialmente, com entrega de livros didáticos, o projeto Educa nas escolas da rede pública municipal de ensino. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 07, no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipsem).

Presentes na solenidade, Carlos Dunga Júnior, superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), e Socorro Siqueira, secretária executiva de Educação (representando o secretário, Raymundo Asfora Neto) ressaltaram, em seus discursos, a força da conexão entre setores da Prefeitura para realizar projetos tão importantes para a formação cidadã dos alunos das escolas municipais.

Concurso de Redação do Maio Amarelo

O Concurso de Redação é promovido pela STTP (através da Divisão de Educação de Trânsito) e pela Seduc, em parceria com o Sistema Social da Indústria (Sesi). O objetivo é incluir estudantes de escolas públicas e privadas do município nas ações do movimento Maio Amarelo, conscientizando-os sobre seus direitos e deveres no trânsito e promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Trinta e sete escolas públicas municipais participaram do concurso. Os alunos vencedores receberam, cada um, uma bicicleta. Na categoria 1 (Modalidade Desenho, para estudantes do Ensino Fundamental I), Marcelo dos Réis N. Júnior (E.M. José Virginio de Lima), em 1º lugar, e Maria Eduarda do N. Dantas (E.M. Melo Leitão), na 2ª colocação, foram premiados.

Já na categoria 2 (Modalidade Texto, para alunos do Fundamental II), Samuel Otávio M. Dantas (E.M. Maria das Vitórias Pires Uchôa Queiroz) ficou em 1º lugar e Yasmim Gabriely Lima da Silva (E.M. Frei Dagoberto Stucker) alcançou a 2ª posição.

EDUCA

Com relação ao projeto Educa, gestoras, professoras, assistentes sociais e alunos das escolas participantes receberam, de forma simbólica, os livros didáticos que serão utilizados para trabalhar a disciplina Trânsito nas instituições de ensino, ao longo do restante do ano letivo.

Implantado em Campina Grande através da integração entre STTP e Seduc, trata-se de um programa de educação para o Trânsito, de forma transversal, nas escolas do ensino fundamental, ou seja, a disciplina é discutida em relação direta com as outras matérias. Na Paraíba, apenas Campina Grande e Cabedelo estão participando do projeto piloto.

Em Campina, nova escolas municipais serão inicialmente beneficiadas: Adalgisa Amorim, Anis Timani, Anísio Teixeira, Frei Dagoberto, Paulo Freire, Rivanildo Sandro Arco Verde, São Clemente e Tiradentes.

As escolas Anis Timani e o Antônio Mariz, ingressaram no projeto no 1º semestre e já realizaram ações durante o Dia D Educa no Maio Amarelo. Por isto, Campina Grande recebeu o Selo Digital e o Certificado de Destaque.

A ação é alinhada à agenda da Organização das Nações Unidas e ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem como meta a inclusão da educação para o trânsito nas escolas até 2028.

O Educa é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Infraestrutura, através da Secretaria Nacional de Trânsito, o Ministério da Educação e o Observatório Nacional de Segurança Viária.

Codecom