Início Bruno abre Campanha Maio Amarelo de Prevenção aos acidentes de trânsito em Campina Grande

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, abriu a campanha de educação de trânsito Maio Amarelo edição 2022. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (02), no Garden Hotel, no bairro do Mirante, contando com a participação do superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Carlos Dunga Júnior. Além deles, estiveram presentes diversas autoridades […]

02/05/2022 10h00 Atualizado há 9 meses atrás

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, abriu a campanha de educação de trânsito Maio Amarelo edição 2022. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (02), no Garden Hotel, no bairro do Mirante, contando com a participação do superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Carlos Dunga Júnior. Além deles, estiveram presentes diversas autoridades da área do trânsito, em âmbito municipal e estadual.

Bruno discorreu sobre as ações da prefeitura para melhorar a mobilidade e garantir segurança viária em Campina Grande, ressaltando, de forma especial, o movimento educativo para conscientizar as pessoas sobre seus direitos e deveres no trânsito.

Ele destacou que em Campina Grande o foco da campanha, neste ano, é a redução no número de mortes e acidentes de trânsito, já que o tema é “Juntos Salvamos Vidas”. Durante 30 dias serão realizadas diversas ações, direcionadas a este tema, visando conscientizar a população sobre as principais medidas preventivas.

Em seu discurso, Bruno também elencou uma série de conquistas da atual gestão em termos de trânsito, sendo algumas com repercussão nacional. O prefeito citou, entre outras vitórias recentes, a redução no preço da passagem de ônibus.

Ele também mencionou a proposta de reformulação do sistema de transportes coletivos; realização permanente de campanhas de educação no trânsito, em parceria com instituições como o Observatório Educar; ações de fiscalização e a pavimentação de mais de 150 ruas.

Ainda ressaltou iniciativas, como o funcionamento do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat), mais uma ação da Prefeitura de Campina Grande, congregando órgãos como Samu, STTP e representações dos setores de segurança pública da Paraíba.

O Neat realiza a análise semanal dos acidentes registrados na cidade, numa experiência que vem chamando a atenção de outras gestões por levantar ações concretas para se enfrentar este tipo de problema.

Houve ainda, por parte do prefeito Bruno Cunha Lima e do superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, a assinatura da ordem de serviço para implantação de obras e ações na cidade, a exemplo de cinco corretores seguros; programação de redução em 50% de lombadas físicas por lombadas eletrônicas; implantação de faixa azul e a formalização jurídica do Neat.
Bruno ainda recebeu, durante a abertura da campanha, a primeira medalha da Corrida do Bem edição 2022. O reconhecimento se deve ao fato de que ele é o criador desta iniciativa, destinada a levantar recursos em favor de instituições dedicadas ao tratamento contra o câncer, a exemplo do Hospital da FAP, em Campina Grande.

Além do prefeito, fizeram discursos enaltecendo a importância do Maio Amarelo o ex-prefeito Romero Rodrigues; o superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marinaldo Cardoso e o deputado federal Efraim Morais.

Ainda marcaram presença à solenidade, entre outras autoridades, o empresário Carlos Botelho (CDL); vereadores Dinho Papaléguas, Sargento Neto, Carol Gomes, Fabiana Gomes, Balduíno, Rui da Ceasa; secretários Walker Neves (Semas), Geraldo Nobre (Sesuma) e Gilney Porto (Saúde); tenente Amorim (31º. Batalhão de Infantaria Motorizado); tenente Gláucio (Cptran); capitão Tavares (Corpo de Bombeiros); Victor Sales (PRF) e Daniel Araújo (coordenador de Trânsito da STTP).

Programação

Os destaques da programação deste ano serão o “1º Fórum Municipal do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito: o Maio Amarelo e a redução de mortes e lesões no sistema viário”, em data ainda a ser definida, e a Corrida do Bem, em prol do Hospital da FAP, neste dia 06 de maio.

Haverá também palestras em empresas e escolas públicas (zona urbana e rural) e privadas, adesivagem nas ruas, comandos educativos com a Polícia Rodoviária Federal e CPTran, concurso de redação, realização do curso Piloto Legal, atividades para ciclistas nas ciclofaixas, organização de pedal noturno, utilização de espaço no Partage Shopping, torneios de beach tennis e xadrez, entre outras ações.

Codecom