Início Bruno apresenta à secretária nacional de Mobilidade projetos que consagram Campina Grande como referência em transporte e trânsito no Brasil

O prefeito Bruno Cunha Lima recebeu, nesta sexta-feira, 2, a secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do governo federal, Sandra Holanda. Ela veio à cidade para conhecer projetos tecnológicos que são referências nacionais em transporte e trânsito, além da malha ferroviária local e os detalhes do projeto de modernização do sistema de […]

02/09/2022 13h40 Atualizado há 9 meses atrás

O prefeito Bruno Cunha Lima recebeu, nesta sexta-feira, 2, a secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do governo federal, Sandra Holanda. Ela veio à cidade para conhecer projetos tecnológicos que são referências nacionais em transporte e trânsito, além da malha ferroviária local e os detalhes do projeto de modernização do sistema de transportes coletivo de Campina Grande.

Tanto o prefeito, como a secretária, também concederam entrevista coletiva à imprensa campinense no Hotel Intercity, na Avenida Rio Branco. Ainda presente, na companhia da secretária Sandra Holanda, estava o engenheiro Marcos Daniel Santos, diretor do Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos.

Em seguida, no auditório do hotel, aconteceu a exposição das diversas ações em execução na cidade na área de mobilidade urbana por parte da Superintendência de Trânsito e Transporte (STTP), com destaque para o trabalho desenvolvimento pelo Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat). O núcleo já estudou 1.440 acidentes e os levantamentos contribuíram para a diminuição do número de casos na cidade.

Houve, ainda, uma exposição sobre o aplicativo JULIA (Juntas Livres do Assédio) que tem como objetivo receber as denúncias das vítimas de importunação no transporte coletivo e nas áreas públicas da cidade.

Durante a exposição dos temas, na companhia do superintendente da STTP, Carlos Dunga Junior, o prefeito Bruno Cunha Lima destacou o projeto do novo sistema de transporte coletivo de Campina Grande. Segundo ele, no próximo ano o atual modelo completará 40 anos, daí a necessidade e importância de reformular o funcionamento do setor.

Bruno informou que o projeto foi entregue ontem às empresas de ônibus que atuam na cidade, devendo o setor apresentar sugestões que serão avaliadas. Conforme o prefeito, a ideia central é dotar a cidade de um sistema capaz de atender às necessidades da população em termos de qualidade, rapidez, eficiência e economia.

Num dos momentos mais importantes da exposição, o prefeito ainda lembrou o fato de Campina Grande ter sido uma das duas cidades brasileiras que em 2022 conseguiu baixar o preço da tarifa do transporte coletivo, sendo o benefício fruto de muitos estudos e de um esforço histórico do governo municipal para viabilizar mais este feito em favor dos usuários do sistema.

Para o prefeito, a visita de Sandra Holanda revestiu-se de grande importância para Campina Grande, pois a meta é formular parcerias que viabilizem, cada vez mais, projetos acalentados pela população, a exemplo do possível aproveitamento da linha férrea para a implantação de VLTs (Veículos Leves sobre Trihos) na cidade.

Secretária

Por sua vez, a secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Sandra Holanda, revelou a sua admiração pelos avanços de Campina Grande no setor de transportes, sobretudo pelo largo emprego de tecnologia.

“Fico encantada com propostas e projetos com base em dados. Isto encontrei fartamente em Campina Grande, onde a gestão trabalha fundamentada em estudos científicos e estatísticos, viabilizando com planejamento, tecnologia, inovação e seriedade os projetos que possibilitam o seu progresso”, disse.

Ela ainda elogiou o projeto que vai dotar Campina Grande de um novo e moderno sistema de transportes coletivos. Em sua visão, a iniciativa do prefeito Bruno Cunha Lima tem tudo para alcançar seus objetivos em termos ambientais, de sustentabilidade e de governança. Garantiu, ainda, que estará sempre à disposição do governo municipal para fazer o que for possível em prol dos projetos da cidade.

Presenças

Estiveram prestigiando o encontro os vereadores Marinaldo Cardoso e Aldo Cabral, além dos secretários Félix Neto (Seplan), ), Giselu Sampaio (Cultura), Vanildo Araújo (Sejel), Renato Gadelha (Seagri), Gilbran Asfora (Chefia de Gabinete), Gustavo Braga (Finanças) e Laryssa Almeida (Desenvolvimento Econômico), além do coordenador Marcos Alfredo (Codecom) e do presidente Márcio Melo (Urbema).

Codecom