Início Campina Grande é uma das cidades selecionadas para receber o Projeto Piloto 2021 Educa

Mobilidade e Cidadania: Iniciativa visa a implantação da educação para o trânsito de forma transversal nas escolas públicas municipais Campina Grande foi escolhido como um dos municípios brasileiros para implantar o “Projeto Piloto 2021 Educa” – Educação Para Mobilidade Consciente. A iniciativa é da ONG Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e trata-se de um […]

05/03/2021 17h47 Atualizado há 10 meses atrás

Mobilidade e Cidadania:

Campina Grande foi escolhido como um dos municípios brasileiros para implantar o “Projeto Piloto 2021 Educa” – Educação Para Mobilidade Consciente. A iniciativa é da ONG Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e trata-se de um projeto didático inédito, que contempla o Ensino Fundamental I e II.

A boa nova foi recebida pelo prefeito Bruno Cunha Lima, através de documento enviado na manhã desta quinta-feira, 04, pelo presidente da Organização Não- Governamental, José Aurélio Ramalho.

A escolha de Campina Grande como cidade modelo para desenvolvimento do projeto se deu pelo reconhecimento aos trabalhos realizados pela Divisão de Educação de Trânsito da STTP. Abparceria com a Secretaria de Educação, dentro do programa “Município Laço Amarelo”, foi outro ponto relevante no processo de seleção.

Com um conteúdo alicerçado na legislação brasileira e totalmente alinhado com a Base Nacional Comum Curricular da Educação – BNCC, o projeto disponibiliza materiais que contemplam o Ensino Fundamental para formar cidadãos, contribuindo com uma melhoria contínua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de acidentes no país.

O Programa Educa faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, inclui manual do professor com todas orientações de uso e foi aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

O superintendente de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande, Dunga Júnior, destacou que a escolha do Município só reforça o trabalho que está sendo executado e iniciado desde as gestões do ex-superintendente Félix Neto e do prefeito Romero Rodrigues.