Início POR NOVA TARIFA: Em Campina Grande, empresas acatam exigências de Bruno: renovam a frota com 40 ônibus novos e seminovos, além de ampliar os horários

Conselho aprova nova passagem de coletivos nesta segunda-feira – a 3ª menor do Nordeste.   Em primeiro lugar, a melhoria do transporte público. Esta foi a exigência da Prefeitura de Campina Grande. Só após o consórcio que administra as linhas se comprometer a cumprir as melhorias impostas pelo prefeito Bruno Cunha Lima, o Conselho Municipal […]

15/05/2023 19h07 Atualizado há 11 meses atrás

Em primeiro lugar, a melhoria do transporte público. Esta foi a exigência da Prefeitura de Campina Grande. Só após o consórcio que administra as linhas se comprometer a cumprir as melhorias impostas pelo prefeito Bruno Cunha Lima, o Conselho Municipal de Transportes Públicos aprovou, nesta segunda-feira, 15, a proposta de reajuste na tarifa de ônibus urbano, que passa a ser a menor da Paraíba e a terceira menor do Nordeste.

Bruno Cunha Lima destacou, durante a reunião realizada na última sexta (12), que foi acordado com o consórcio que apenas após a garantia de melhorias nos serviços é que a gestão abriria negociação para o reajuste tarifário. A partir de então, foram apresentados benefícios como a entrega de 40 ônibus – sendo 20 novos e 20, seminovos -, o aumento da frota aos domingos e a ampliação do horário no período da noite, além da garantia da melhoria salarial para os motoristas.

O prefeito frisou que o aumento do salário mínimo também foi uma condicionante para que se pudesse debater o tema e lembrou que há cerca de 40 meses o preço da passagem em Campina Grande não tinha sofrido qualquer reajuste na cidade.

A última atualização tarifária do transporte público em Campina Grande ocorreu em 2019. No ano passado, o prefeito Bruno, considerando os impactos da pandemia, conseguiu promover a redução da tarifa de R$ 3,90 para R$ 3,75, concretizando uma ação histórica e inédita na região Nordeste.

Agora, com a retomada da economia e necessidade de investimentos para o melhoramento dos serviços, a proposta é que a tarifa chegue a R$ 4,10, que corresponde a um reajuste de cerca de 9%, ressaltou ele.

Mesmo com a efetivação do reajuste proposto sendo aprovada, Campina Grande mantém valor tarifário do transporte público abaixo de cidades como João Pessoa (R$ 4,70) e Caruaru (R$ 4,50).

Codecom