Início Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito reúne órgãos de segurança e trânsito para integrar ações e planejar trabalho conjunto

Reunião aconteceu na sede da STTP e contou com participação de representantes das Polícias Militar e Civil, Núcleo de Medicina e Odontologia Legal, Detran, Hospital de Trauma e Corpo de Bombeiros. A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), apresentou hoje, para órgãos de segurança e trânsito da […]

12/01/2023 14h10 Atualizado há 8 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), apresentou hoje, para órgãos de segurança e trânsito da Paraíba, os resultados do trabalho realizado em 2022 e o planejamento para 2023 relativos ao Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat).

Além dos membros da STTP, participaram da reunião representantes da Polícia Militar (Centros Integrados de Comando e Controle e de Operações Policiais), Polícia Civil (Delegacia de Acidentes Veiculares), Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol), Detran, Hospital de Trauma e Corpo de Bombeiros.

Durante o encontro, foram explicados o funcionamento do sistema de coleta, tabulação e publicação de dados de sinistros, através do sistema Business Inteligence (B.I.), disponível ao público no site da STTP; a contribuição do Neat junto ao Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest); e alguns estudos de caso de sinistros que tiveram ação direta do Neat.

A necessidade de intensificar ações para inibir que pessoas conduzam veículos após ingerir bebidas alcoólicas também foi abordada, sendo que todos os órgãos se comprometeram a contribuir com o trabalho de prevenção e punição.

A ideia agora é que os entes unam forças, por meio de operações conjuntas e integração de dados e procedimentos, para diminuir ao mínimo o número de acidentes e mortes no trânsito em Campina Grande.

“O Neat já conta com a CPTran, os Bombeiros e o Hospital de Trauma como membros efetivos. Agora queremos ter a participação direta de outros órgãos. Essa união será essencial para que continuemos na luta para salvar vidas no sistema viário na nossa Rainha da Borborema”, explicou Carlos Dunga Júnior, superintendente da STTP e presidente do Neat.

Codecom