Início Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito se reúne para discutir soluções de acesso viário ao Complexo Aluízio Campos

Os integrantes do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), se reuniram, na tarde desta segunda-feira, 05, para debater as possíveis causas dos acidentes de trânsito em Campina Grande e elaborar estratégias de ação que ajudem a reduzir as suas causas. Os acidentes, com mortes, ocorridos recentemente no Complexo Aluízio Campos têm preocupado os […]

06/07/2021 10h47 Atualizado há 9 meses atrás

Os integrantes do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), se reuniram, na tarde desta segunda-feira, 05, para debater as possíveis causas dos acidentes de trânsito em Campina Grande e elaborar estratégias de ação que ajudem a reduzir as suas causas. Os acidentes, com mortes, ocorridos recentemente no Complexo Aluízio Campos têm preocupado os integrantes o NEAT e foi uma das pautas abordadas no encontro desta segunda.

Durante a reunião, ocorrida no formato virtual, também foram discutidos estudos dos acidentes que têm ocorrido na Avenida Epitácio Pessoa, trecho da Caixa Econômica Federal, além da apresentação de um resumo da visita técnica realizada no último dia 28 de junho, às vias de acesso ao Complexo Multimodal Aluízio Campos.

O objetivo da visita, liderada pelo Superintendente da STTP, Dunga Júnior, foi analisar os recentes acidentes com vítimas fatais, ocorridos naquela área da BR-104, nos trechos próximos ao BR Polo Shopping e ao Condomínio Residencial, Aluízio Campos.

Também participaram da visita, representantes das Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, de Planejamento e de Obras; além de dois inspetores da Polícia Rodoviária Federal; e um diretor do BR Polo Shopping, cujo trecho de acesso ao local tem merecido atenção das autoridades de trânsito, para a garantia de segurança de pedestres e condutores de veículos.

As informações colhidas pelos integrantes do NEAT irão integrar as estatísticas interinstitucionais, subsidiando o fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio de planejamento, monitoramento, acompanhamento, intervenções estruturais e ações. O grupo multisetorial, criado pela Prefeitura de Campina Grande, tem a missão de analisar e encontrar soluções para redução de acidentes, por meio de estratégias de segurança viária.

No caso especifico do trecho da BR-104, foi apresentada como solução inicial, e aprovada por todos os que estiveram presentes na visita, o bloqueio da entrada do BR Polo Shopping, como medida urgente, no sentido Centro/bairro e, mais adiante, será apresentado um projeto de um novo acesso ao empreendimento e ao Complexo Aluízio Campos

A reunião desta segunda-feira, foi presidida pelo superintendente da STTP, Carlos Dunga Jr, com a coordenação de Gustavo Alvarez (gerente de Trânsito); e participação de Araci Brasil (gerente de Transportes); Avelino Freire (chefe de Sinalização); Daniel Araújo (coordenador de Trânsito); Erivaldo Araújo (chefe da Divisão de Estatística); Joanna Santos (chefe da Divisão de Educação de Trânsito); o sargento Eduardo, representante da CPTran; e os agentes de trânsito, Bruno e Jairo.