Início ÔNIBUS URBANO: Bruno surpreende e, em reunião extraordinária do Conselho, propõe redução da passagem de R$ 3,90 para R$ 3,77 em Campina Grande

Com ajustes na gestão da política de transporte público, prefeito quer reduzir tarifa de coletivo para o mesmo valor de 2019 O prefeito Bruno Cunha Lima causou uma grande surpresa e anunciou, na manhã desta sexta-feira, 28, proposta para a redução da tarifa de ônibus em Campina Grande. Com base em estudos técnicos, Bruno defendeu, […]

28/01/2022 13h42 Atualizado há 8 meses atrás

O prefeito Bruno Cunha Lima causou uma grande surpresa e anunciou, na manhã desta sexta-feira, 28, proposta para a redução da tarifa de ônibus em Campina Grande. Com base em estudos técnicos, Bruno defendeu, numa reunião extraordinária do Conselho Municipal de Transporte Público (Comutp) – que o valor da passagem caia dos atuais R$ 3,90 para R$ 3,77 – o mesmo preço de três anos atrás. Além disso, a Prefeitura passa a garantir a gratuidade da passagem para as pessoas com deficiência (PCD) e acompanhantes. A sugestão do prefeito será avaliada num novo encontro do conselho, na próxima segunda-feira, 31, às 16h.

A proposta de Bruno Cunha Lima foi apresentada após o presidente do Comutp, o superintendente Dunga Júnior convidar o prefeito para expor as razões técnicas que viabilizam a redução do valor da tarifa perante os conselheiros. O vice-prefeito Lucas Ribeiro acompanhou a reunião através da sala virtual. Por decisão do prefeito, a reunião foi transmitida em tempo real pelo canal da Prefeitura no YouTube e por seu próprio Instragram.

Em sua exposição, Bruno Cunha Lima, que se emocionou ao longo da reunião, explicou que, após 60 dias de extenuantes estudos pela equipe da Prefeitura, com a diminuição proposta do valor da tarifa, passam a ser beneficiados todos os usuários do sistema de transporte público municipal. Atualmente, graças ao benefício do bônus, apenas 7% dos usuários são contemplados.

Além do mais, o prefeito anunciou na reunião do conselho mais uma novidade: o Município passa também a subsidiar o acesso aos ônibus das pessoas com deficiência e acompanhantes, com base na Lei Complementar 164, cujo projeto do Executivo foi aprovada pela Câmara de Vereadores, no ano passado.

Na prática, pela proposta da Prefeitura, concede-se um reajuste de 10% por passagem para as empresas de transporte público, compensando a inflação de 2021. Este valor não será repassado ao usuário devido à conversão, tanto do bônus como do PCD, em subsídios – o que permitirá a diminuição do preço final para o passageiro. A tarifa técnica, de R$ 4,30, com a injeção de recursos do Município no sistema, se transforma em tarifa pública no valor de R$ 3,77.

Além do mais, o prefeito projetou para 2022 uma retomada considerável de estudantes, das escolas públicas e privadas, para o sistema de transportes público. Reforçou seu argumento com dados que evidenciam um crescimento, nos últimos meses, do número de passageiros de ônibus no Município.

Com a decisão, Campina Grande se diferencia da maioria das cidades do País, que estão anunciando o aumento da tarifa, sob a justificativa de aumento do preço do diesel, impactos trazidos pela pandemia e reajustes salariais das categorias ligadas ao setor de transporte público.2022 é ano de retomar a economia, de investirmos com força total na geração de emprego e renda, e para isto é fundamental que as pessoas de Campina Grande contem com a redução no valor da passagem, para ajudar no orçamento familiar, que já tem sido afetado pela inflação, pela pandemia, pelo sucessivos decretos que fecharam o comércio e a indústria -, destacou Bruno Cunha Lima, em entrevista à imprensa após a reuniao. Bruno parabenizou também a equipe da STTP por apontar os caminhos para a solução em prol da redução da tarifa do ônibus urbano em Campina Grande.

“Em 2021, não concedemos o aumento na passagem de ônibus devido ao quadro de pandemia. Agora em 2022, vamos praticamente voltar ao valor da tarifa que era pago há três anos. Além disso, estamos assegurando a permanência da gratuidade para as pessoas com deficiência e acompanhantes. Essa é apenas a primeira de muitas outras boas notícias que vamos compartilhar com Campina este ano”, comemorou o prefeito Bruno Cunha Lima .

Participaram da reunião os conselheiros Araci Brasil (STTP), Geraldo Nobre (PMCG), Jean Araújo Gomes (FCD), Hugo Melo (suplente do FCD), Maria do Socorro Nascimento (UCES), Helder Campos (FIEP), João Batista Pereira (suplente UCES), Patrícia San Izidro Noronha (Sindmoto), Waldeny Santana (Câmara de Vereadores), Petronila Gonçalves (Clube de Mães). Alberto Nascimento e Anchieta Bernardino (Sitrans) se ausentaram da reunião extraordinária do Comutp.

Codecom