Início Prefeitura de Campina realiza encontro com parceiros do Movimento Maio Amarelo para planejamento de ações

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da divisão de Educação de Trânsito da STTP – Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, realizou na semana passada a primeira reunião de planejamento para agenda de ações do Movimento Maio Amarelo 2017. Sob a coordenação do superintendente da autarquia, Félix Neto, o encontro teve como objetivo traçar […]

12/04/2017 10h38 Atualizado há 9 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da divisão de Educação de Trânsito da STTP – Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, realizou na semana passada a primeira reunião de planejamento para agenda de ações do Movimento Maio Amarelo 2017. Sob a coordenação do superintendente da autarquia, Félix Neto, o encontro teve como objetivo traçar as ações da agenda do movimento, que prevê uma vasta programação para ser realizada durante todo o próximo mês de maio.

Durante o encontro, o superintendente Félix Neto também fez uma exposição objetiva, comparando dados estatísticos de acidentes de trânsito (Acidentologia), ocorridos no Brasil e referenciando Campina Grande, especialmente após a implantação da fiscalização eletrônica com radares.

Faltando poucos dias para o mês que marca a mobilização mundial, essas reuniões preparatórias se intensificam. O objetivo é definir a agenda de atividades, novos apoios e compromissos. A contagem regressiva já está em andamento em muitas cidades, inclusive em Campina Grande, que é pioneira com a mobilização na Paraíba, realizando a campanha desde o ano de 2013.

O Movimento Maio Amarelo será realizado no período de 03 até 31 de maio próximo. A solenidade de abertura será novamente no Shopping Partage. Um dos eventos, já definido para o Maio Amarelo 2017, é a realização da Jornada “Direito e Cidadania no Trânsito”, promovido em parceria com os diretórios acadêmicos da Facisa, Cesrei, Faculdade Maurício de Nassau, UEPB e Unesc.

Também consta na programação de eventos deste ano, a exposição de veículos envolvidos em acidentados de trânsito ocorridos nas principais rotatórias. Haverá também o quiosque itinerante, com a emissão de credenciais de estacionamento para idosos e Portadores de Necessidades Especiais (PNE); ações para o Dia Mundial do Trânsito e para a Semana Mundial do Pedestre; Dia Municipal da Paz no Trânsito; comandos educativos (blitz); IV Torneio Xadrez Amarelo; Passeio Motociclístico; Palestras nas empresas; Passeio ciclístico e outras atividades.

O Maio Amarelo é um movimento internacional, que surgiu no Brasil e se espalhou pelo mundo, tomando as ruas, escolas, entidades públicas e privadas, conquistando novos apoios, parceiros e sensibilizando a sociedade como um todo. O objetivo é colocar em evidência o debate sobre a questão da segurança no trânsito, promover ações de prevenção de acidentes e de mortes nas vias, além de conscientizar as pessoas para a vivência em um trânsito mais seguro.

Para a realização do Movimento ocorre uma ação multissetorial, envolvendo a participação do poder público e da sociedade civil, para colocar na pauta das discussões o tema acidentes de trânsito. Mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os índices de mortos, feridos e sequelados permanentes devido a acidentes de trânsito, no Brasil e no mundo, a intenção é mobilizar o governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada para, efetivamente, discutir o tema, propagar o conhecimento e abordar a questão dos deslocamentos mais seguros.

Entre as instituições que fizeram adesão ao Movimento Maio Amarelo estão a FIEP, 2º BPM, CPTtran, Hospital de Trauma, PRF, Detran, DER, Sest-Senat, Mexe Campina, Associação de Motoclubes, 31º BIMtz, Colégio Motiva, Facisa, UEPB, Shopping Luíza Mota, Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde.