Início PROGRAMA IDEIA LIVRE: Prefeito revela como vai criar um novo sistema de transporte coletivo, após quase quatro décadas do modelo ainda vigente

Bruno Cunha Lima ressalta avanços num dos setores mais delicados de concessão pública do Município Após falar no Programa Ideia Livre, exibido na noite desta terça-feira, 17, sobre a superação da recente crise dos transportes coletivos para áreas distritais, o prefeito Bruno Cunha Lima informou que uma das prioridades da sua gestão, além da saúde, […]

18/05/2022 16h45 Atualizado há 9 meses atrás

Após falar no Programa Ideia Livre, exibido na noite desta terça-feira, 17, sobre a superação da recente crise dos transportes coletivos para áreas distritais, o prefeito Bruno Cunha Lima informou que uma das prioridades da sua gestão, além da saúde, é o setor de transporte público. Nesse sentido, a preparação de um grande projeto que mudará a realidade local neste segmento está permanentemente em seu radar de administrador.

Bruno lembrou que a cidade conta com um sistema de quatro décadas, que não conseguiu acompanhar o desenvolvimento de Campina Grande. “A cidade assistiu ao surgimento de novos bairros. A solução foi “esticar” linhas, além da adoção de outras soluções pontuais que apenas transformaram o sistema numa verdadeira colcha de retalhos”, lamentou.

Diante desta realidade, garantiu que, em breve, será revelado à população um novo projeto para o setor, que contará com linhas principais percorrendo os maiores corredores e vias urbanas, a exemplo das Avenidas Floriano Peixoto e Almeida Barreto, no sentido bairro-centro e vice-versa.

“Serão cinco ou seis linhas principais. Também teremos linhas circulares, que vão permitir ao cidadão sair de bairro a bairro, além de linhas alimentadoras, dentro dos bairros. Os ônibus, inclusive, passarão em média a cada 10 minutos nas paradas dos coletivos”, explicou o prefeito.

Bruno ainda reforçou o seu interesse em dotar Campina Grande de novos modais de transportes, destacando, por exemplo, a necessidade do uso da malha ferroviária local. Ele, inclusive, esteve em Santos (SP) conhecendo um projeto piloto, onde a população desfruta do chamado VLT (veículos sobre trilhos). O investimento na cidade paulista superou a marca de R$ 1 bilhão.

Este tipo de projeto, quando for executado em Campina Grande, passará, inclusive, pela recuperação das antigas instalações da Estação Nova (entre os bairros de São José, Liberdade e Quarenta), mas o prefeito também pontuou ser fundamental a conquista de volumosa soma de recursos para a execução desta iniciativa. Outro desafio será a integração dos modais de trens e ônibus para que nenhum segmento do setor de transportes seja prejudicado.

Codecom