Romero não cede à pressão dos empresários e autoriza reajuste da tarifa de coletivos de apenas 10 centavos

Empresas de transporte urbano tentaram pressionar para que a passagem, dos atuais R$ 2,20, subisse para R$ 2,44

O prefeito Romero Rodrigues assinou, neste domingo, o decreto estabelecendo o novo valor da tarifa de transporte de passageiros de Campina Grande.  Romero optou por não ceder às pressões da classe empresarial, que pleiteia aumento dos atuais R$ 2,20 para R$ 2,44, e decidiu reajustar em apenas 10 centavos o preço das passagens dos coletivos.

De acordo com o decreto, o novo valor da tarifa de transporte de passageiros, R$ 2,30, passa a vigorar a partir desta segunda-feira, 15.

Este novo valor da passagem de transporte urbano já deveria ter entrado em vigor desde o mês de setembro de 2014, após o Conselho Municipal de Transporte Público, COMUTP, formado por representantes de vários segmentos da sociedade, ter orientado o prefeito a emplacar o reajuste para R$ 2,30. Romero decidiu, na oportunidade, manter o preço em R$ 2,20.

Segundo Romero Rodrigues, embora as empresas do setor tenham apresentado planilhas com informações sobre o atual reajuste de vários insumos, inclusive no tocante ao novo salário mínimo nacional, o apelo da União Campinense de Equipes Sociais (UCES) e de outras entidades representativas da sociedade pesou mais em sua decisão.

– Jamais concordaria em sacrificar a sociedade num momento como este, em que vem sendo imposto  uma série de reajustes pesados ao cidadão, principalmente do combustível e da energia elétrica – argumenta o prefeito campinense.

VEJA OS VALORES DE TARIFAS DE ÔNIBUS EM ALGUMAS CIDADES:

Campina Grande                                                    R$ 2,30

– João Pessoa                                                                  R$ 2,45

– Caruaru-PE                                                                   R$ 2,45

– Natal                                                                               R$ 2,35

– Recife                                                                             R$ 2,45

– Maceió                                                                           R$ 2,75

– Belém                                                                             R$ 2,40

– Fortaleza                                                                        R$ 2,55

– Boa Vista                                                                        R$ 2,80

– Campo Grande MT                                                       R$ 3,00