Início Semana Nacional de Trânsito terá intensa programação em Campina Grande a partir desta segunda-feira

Divisão de Educação de TrânsitoGerência de TrânsitoNúcleo de Estudos de Acidentes de TrânsitoOuvidoria da STTP

Ações, palestras e trabalhos educativos acontecem em várias escolas da cidade, assim como trabalho de orientação a respeito de vagas para idosos e cursos de pilotagem. Atividades de educação, fiscalização e engenharia são realizados para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

18/09/2023 11h07 Atualizado há 8 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande, através da Superintendência de Trânsito e Transportes (STTP) realiza entre os dias 18 e 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito. Diariamente serão realizadas várias ações, palestras e trabalhos educativos com o objetivo de orientar a população no que diz respeito a criação de um ambiente seguro no trânsito, onde predomine a segurança viária para condutores e pedestres.

Na manhã desta segunda-feira, 18, foi realizada uma ação inaugural de abertura da Semana Nacional de Trânsito, na Escola Municipal Dr. Chateaubriand, com a presença do superintendente Dunga Júnior, colaboradores da STTP, autoridades do trânsito e demais convidados. No local, também foi realizado um comando educativo na faixa de pedestre, com os alunos fazendo um trabalho de abordagem com motoristas e motocicistas, através de mensagens de conscientização de respeito ao pedestre na travessia na faixa. Simultaneamente outra ação educativa também foi realizada no colégio Lourdinas, para cerca de 500 alunos do ensino médio e fundamental II, com uma palestra de boas práticas no trânsito.

A Semana Nacional de Trânsito acontece todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro e é um evento que está disposto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.

No mesmo período, é comemorada a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro). O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Confira abaixo a programação completa em Campina Grande:

8h – Ação inaugural de abertura na Escola Municipal Doutor Chateaubriand
8h – Palestra nas Lourdinas Médio e Fundamental II
13h – Ação nas Lourdinas

8h – Ação em faixa de pedestre na Escola Municipal Liliosa Barreto
9h – Palestra em escola do município
15h – Trabalho Educativo no Colégio Inovação

8h – Ação em faixa de pedestre no Centro Educacional Arte e Vida
8h às 14h – Trabalho educativo no colégio Semeando o Saber
8h às 17h – Curso Piloto Legal
Intensivão de palestras em 40 escolas

8h – Ação em faixa de pedestre na Escola Arco Íris do Saber
9h – Trabalho educativo na Escola Municipal Cornélio de Boer
13h30 – Trabalho Educativo no Centro Educacional Piu Piu
Intensivão de palestras em 40 escolas

8h30 – Ação em faixa de pedestre na Escola Walfredo Siqueira Luna
8h às 14h – Palestra e trabalho educativo colégio Novo Milênio
8h às 14h – Trabalho lúdico no Colégio Petrônio e Curso

Projeto Sua “Vaga Correta”
Trabalho de conscientização a respeito de vagas exclusivas em hipermercados e shoppings

8h às 17h – Curso Piloto Legal

9h – Ação em faixa de pedestre Colégio Objetivo
13h – Trabalho Educativo no Colégio Atitude
19h – Pedal Noturno

De 18 à 25
Comandos educativos
Pinturas de faixas de pedestres

Prêmio Senatran 2023 – A partir desta segunda-feira até o dia 11 de outubro estão abertas as inscrições para o Prêmio SENATRAN, que é uma iniciativa do Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, e tem como objetivo reconhecer instituições, profissionais e acadêmicos que valorizam a segurança no trânsito em suas áreas de atuação, além de incentivar a inovação, projetos, boas práticas e produção científica relacionados à segurança viária no trânsito.

Em 2022, O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat), idealizado e coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), recebeu premiação referente ao segundo lugar na categoria “Educação realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) – dos Municípios”. O resultado foi prova do reconhecimento em função das boas práticas da autarquia no que diz respeito a segurança viária no município de Campina Grande.