Início STTP notifica proprietários de trenzinhos temáticos e realiza reunião após descumprimento de regras

Veículos foram notificados por irregularidades envolvendo documentação e medidas de segurança dos passageiros Nesse domingo, 12, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, emitiu nota de convocação aos proprietários dos chamados trenzinhos da alegria, veículos decorados que estão circulando pela cidade. A nota, emitida pela autarquia, convocou os mesmos para uma reunião que […]

13/12/2021 15h03 Atualizado há 9 meses atrás

Nesse domingo, 12, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, emitiu nota de convocação aos proprietários dos chamados trenzinhos da alegria, veículos decorados que estão circulando pela cidade. A nota, emitida pela autarquia, convocou os mesmos para uma reunião que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 13, na sede do órgão. Na pauta: o descumprimento de regras para transitar pelo Município.

A medida, de acordo com a STTP, faz parte de uma ação com o objetivo de preservar a segurança e a vida das crianças e adultos que embarcam naquele tipo de transporte recreativo de passageiros, principalmente neste período de festas natalinas e de final de ano.

Segundo a nota, os proprietários dos veículos foram notificados por não estarem em condições plenas de funcionamento para transitar pelas ruas; por desrespeito à lei do silêncio (que determina que os trenzinhos devem diminuir o volume do som próximo a hospitais, escolas, asilos, igrejas e prédios públicos, além dos locais dos sete polos de eventos do Natal Iluminado); e ainda pela falta de medidas de segurança, como excesso de lotação, limite de velocidade (30 km) falta do cinto para passageiros no 1º andar, de máscaras e do distanciamento social entre os passageiros.

Além disso, também foram verificados a veiculação de música infantil durante os passeios; apresentação de vistoria veicular dos veículos; exigência de condutor/motorista com habilitação categoria D; repasse de orientações à população que frequenta os veículos sobre os cuidados que devem ser tomados durante os passeios.

Para o superintendente da STTP, Dunga Júnior, a autarquia tem recebido inúmeras denúncias sobre o comportamento desses trenzinhos no trânsito da cidade e que, em razão da sistemática falta de cumprimento e violações de vários artigos do Código de Trânsito (162 – 167 230 231 232 – 235 – 237), e que versam sobre o Transporte Recreativo de Passageiros, foi necessária a intervenção do órgão, suspendendo, até ulterior deliberação, as atividades e a circulação desse serviço em todo o Município, sob pena de apreensão e multa dos veículos.

“Convocamos os responsáveis e proprietários dos trenzinhos para uma reunião de urgência na STTP onde, na manhã desta segunda-feira, foram ajustadas as referidas condutas de circulação e a devida regularização das infrações, para que eles possam voltar a circular no município. São inúmeras as reclamações que recebemos, inclusive com vídeos de superlotação dos veículos, de som alto e com músicas inadequadas para as crianças, entre outras denúncias”, disse Dunga Júnior. O dirigente da STTP ressaltou, que o objetivo da Prefeitura é garantir a circulação dos veículos com segurança, com preservação à vida, além de assegurar a manutenção do emprego e renda de todos os envolvidos.

Participaram da reunião, além do superintendente da STTP e dos responsáveis pelos trenzinhos e ônibus natalinos, o assessor jurídico do órgão (Gilberto Aureliano), o coordenador de Trânsito (Daniel Araújo), a gerente de Transportes (Araci Brasil), o chefe de Apoio ao Trânsito (Rodolfo Cavalcante), o gerente de Trânsito (Gustavo Alvarez), e de Magliana Silva Leite Santos, representante do Conselho Tutelar e da Secretaria de Assistência Social do município (Semas).

Codecom