Início Superintendente da STTP é agraciado com a Comenda Fátima Lopes, maior honraria da OAB-PB

Em solenidade prestigiada por integrantes do Sistema Nacional de Trânsito da Paraíba, na noite desta segunda-feira, 19, em João Pessoa, o superintendente da STTP, Dunga Júnior, foi agraciado com a Comenda Fátima Lopes, maior honraria concedida pela OAB-PB, para homenagear relevantes serviços prestados ao trânsito, transportes e mobilidade urbana. Na noite desta segunda-feira, 19, a […]

20/12/2022 14h40 Atualizado há 9 meses atrás

Na noite desta segunda-feira, 19, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), na pessoa do superintendente, Carlos Dunga Júnior, recebeu a homenagem com a comenda Fátima Lopes, maior honraria concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Paraíba, para agraciar os destaques com relevantes serviços prestados ao trânsito, transportes e mobilidade urbana.

Dunga Júnior, que estava acompanhado de sua equipe de auxiliares, foi homenageado pelos resultados efetivos de melhorias no trânsito e na diminuição de acidentes com mortes, destacando-se as ações realizadas pelo NEAT – Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito, para garantir segurança viária e salvar vidas no trânsito.

A solenidade aconteceu no auditório da OAB, em João Pessoa, durante o II Seminário Paraibano de Municipalização e Mobilidade Urbana. O superintendente da STTP recebeu a honraria das mãos do próprio presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Harrisson Targino, e da Advogada Giordana Coutinho Meira, presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB.

“É com muita satisfação que recebemos essa honraria, que confirma que nosso trabalho para garantir mobilidade e segurança viária, a partir de diversas ações, dentre elas o Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito, reconhecido nacionalmente, vem dando resultados na nossa cidade e é exemplo para todo o Brasil”, disse Dunga Júnior.

A comenda, proposta pela Comissão de Direito de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana da OAB-PB, e referendada pelo presidente da entidade, Harrison Targino, tem o objetivo de homenagear pessoas, entidades públicas ou privadas que contribuem nas suas profissões ou realizam trabalhos para um trânsito mais seguro e mais humano, objetivando com isso o incentivo para continuidade de adoção de medidas, comportamentos e normas que promovam a diminuição dos índices de lesões e mortes em decorrência de sinistros de trânsito.

Prestigiaram o evento, além do presidente da OAB-PB, Harrison Targino, e do diretor superintendente do Detran-PB, Isaias Gualberto, acompanhado por Celso Fernandes – diretor administrativo; o secretário da Comissão de Trânsito do Conselho Federal da OAB, Marcos Antônio Souto Maior Júnior; o assessor jurídico da STTP, advogado Gilberto Aureliano, membro do Cetran/PB; o palestrante da noite, Danilo Costa, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Trânsito.

Na comitiva da STTP, acompanhando o superintendente Dunga Júnior, estiveram o Gerente Administrativo e Financeiro, Vitor Ribeiro; o Gerente de Trânsito – Gustavo Alvarez; o Presidente da Agetrans (Associação dos Agentes de Trânsito) – Alanderson Cardoso; Helder Carlos – Chefe do Controle Operacional de Transportes; Rodolfo Cavalcante, Chefe da Divisão de Apoio ao Trânsito (DAT); do agente de trânsito Jefferson Farias, Coordenador do NEAT (Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito); do advogado e assessor jurídico, João Luiz de França Neves; e assessores Adenise Duarte, Astrogildo Pereira e Geovanni Farias.

Ainda presentes, o secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, Félix Neto; o diretor superintendente da Semob de João Pessoa, Expedito Leite Filho; o Cel. da PM, Rochester Guimarães do Vale; João Eduardo Moraes de Melo, membro da Câmara Temática de Educação, do Conselho Nacional de Trânsito, e Abimadabe Vieira, observadora certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária e chefe da Educação de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo, todos também homenageados na ocasião, pela OAB/PB.

Sobre Fátima Lopes

Fátima Lopes, que dá nome à Comenda, foi Conselheira Estadual da OAB-PB no triênio 2007/2009, graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo ocupado o cargo de juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), assumindo a titularidade daquela Corte durante o período de 2005/2007, além de presidir a Comissão de Geração de Mídias nas Eleições 2006. Defensora Pública do Estado desde 1982, atuando no Projeto de Atendimento e Acompanhamento Jurídico Psicossocial às Mulheres Vítimas de Violência, além de presidir a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) durante os biênios 2003/2004 e 2005/2006, bem como foi diretora do Instituto Brasileiro de Direito de Família. Em 2009, assumiu a chefia do seu órgão de trabalho, como primeira mulher a exercê-lo.

Ela foi vítima fatal de um acidente de trânsito na avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. Para a OAB – PB, este sinistro deve servir de referência para a necessidade de um maior engajamento na difusão da legislação de trânsito e penal inerente, para consolidar uma maior conscientização social que promova mudanças de comportamentos fundamentais à segurança da sociedade no trânsito.

Codecom