Início Vice Prefeito Enivaldo Ribeiro participa de lançamento do Maio Amarelo e elogia integração da STTP com parceiros do movimento.

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 03, no Partage Shopping, a solenidade de lançamento da quarta edição da Campanha Maio Amarelo, realizada pela Prefeitura de Campina Grande, através da Divisão de Educação de Trânsito da STTP. O evento reuniu expressiva representação de vários setores da sociedade, como os parceiros da campanha, imprensa, segurança pública, saúde, ONGs, […]

03/05/2017 10h35 Atualizado há 10 meses atrás

O evento reuniu expressiva representação de vários setores da sociedade, como os parceiros da campanha, imprensa, segurança pública, saúde, ONGs, vereadores, secretários municipais, entre outros, quando na oportunidade foi divulgado o relatório de acidentes do ano de 2016, base geral Campina Grande.

O Prefeito Romero Rodrigues, que se encontra em viagem, foi representado pelo vice-prefeito Enivaldo Ribeiro, que em seu discurso se disse impressionado com a grandeza da Movimento, principalmente com a união dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito por um só objetivo, a paz no trânsito. “Não podemos fechar os olhos para esse problema, porque muitas vidas estão sendo ceifadas. Os números da violência são alarmantes, e essa integração de sistemas com parcerias de trabalho, e de conscientização, é fundamental para o resultado final”, disse Enivaldo.

A programação do Maio Amarelo objetiva colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Na solenidade foi feita uma explanação do Mapeamento dos pontos críticos e caracterização dos acidentes de trânsito no município de Campina Grande, referentes ao ano de 2016, onde ocorreram 4.642 acidentes de trânsito, sendo 3.280 com vítimas. 326 atropelamentos de pedestres; 2.916 acidentes com motocicletas; 66 acidentes com óbitos; 387 acidentes/mês, e 12,7 acidentes/dia.

No relatório, elaborado pelo setor de estatística da STTP, destaca-se que motocicleta e motoneta representam 39% dos acidentes na cidade, seguido do automóvel, com 37%. Acidentes com vitimas foram 3.280, com 3.725 pessoas feridas. Ou seja, 310 feridos/mês ou 10,2 pessoas/dia. Ainda em 2016, ocorreram 66 acidentes fatais com 5,6 mortes/mês.

De acordo com Félix Neto, “a STTP vem trabalhando para diminuir o número de vítimas no trânsito, que é assustador em todo o país, e que trazendo pra nossa realidade também não é muito diferente. Precisamos da união de todos, para a prevenção desses acidentes, porque eles causam prejuízo físico, gastos exorbitantes de dinheiro e prejuízo de trabalho. Neste sentido, foram adotadas medidas em pontos estratégicos de alto índice de acidentes, onde já conseguimos redução em 20% o número de óbitos, mas que no geral precisamos reduzir ainda mais”, disse o superintendente.

Todo esse levantamento dos dados está disponibilizado no site www.sttpcg.com.br , e tem como objetivo explanar as maiores causas de acidentes de trânsito na cidade, para quantificar e estudar a probabilidade de ocorrências dos diversos tipos de acidentes; caracterizar e Identificar os locais de maior frequência; Elaborar o mapa da violência no Trânsito, e monitorar os locais identificados após a implantação de melhorias seja em Engenharia, Educação e ou Fiscalização.

Além de agentes de trânsito, servidores, gerentes e coordenadores da STTP, também estiveram participando da solenidade os secretários André Agra (Planejamento), Dunga Júnior (Ciência e Tecnologia), Denise de Sena (Coordenadora de Meio Ambiente). Os vereadores Sargento Neto, Rui da Ceasa, Renan Maracajá, e Lucas Ribeiro, autor da propositura da Sessão Especial da Câmara Municipal, que vai tratar sobre a evolução da campanha.

Representantes e dirigentes de instituições também prestigiaram a cerimônia de lançamento Maio Amarelo: Arlindo Diniz Filho, superintendente do Partage Shopping; Coronel Marcio Rogério, Comandante do 31º BIMTz; Coronel Almeida Martins, Comandante do CPR1 da Policia Militar; Capitão Ralysson Andrade, Comandante da CPTtran; inspetor Fernandes Neto, da PRF; Tenente Desirrée, 2º BBM; Marx Silva Coordenador da Guarda Municipal; Tâmara Coutinho, DETRAN; Professor Aragão Júnior, membro do Conselho Estadual de Trânsito; Vanderléia Aparecida, diretora do SEST; Roniek Farias, coordenador do SENAT; DETRAN, Mexe Campina, Álvaro Lucena, da Associação de Motoclubes; Professora Patrícia Alves, do Colégio Motiva; Professor José Pereira, da Uepb; Marcos Farias, do SEBRAE; Anchieta Bernardino, do Sitrans, dentre outros parceiros representantes da Facisa e da Maçonaria.

Na programação de eventos do Maio Amarelo terá ações, no dia mundial do trânsito, semana mundial do pedestre, e Dia municipal da Paz no Trânsito; comandos educativos (blitz); IV Torneio Xadrez Amarelo; Passeio Motociclistico; Palestras nas empresas; Passeio ciclístico, e a realização da Jornada “Direito e Cidadania no Trânsito”, promovido pela STTP em parceria com os diretórios acadêmicos das faculdades Facisa; Cesrei; Mauricio de Nassau; Uepb e Unesc.

Até o próximo domingo, 07, o quiosque interativo do Maio Amarelo estará no Partage shopping, disponibilizando emissão de credencias de estacionamento para idosos e PNE; distribuição de materiais informativos, brindes, e apresentação de vídeos educativos da campanha; exposição de motocicletas da PRF, exposição de fardamentos de órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, e exposição de veículo e moto sinistrada em acidente de trânsito.

Neste final de semana também haverá ações da campanha na Convenção de Games Strike 2017, que acontece sexta e sábado, no Centro de Convenções do Garden Hotel, e no sábado e domingo na entrega de kits e concentração da Corrida do Bem, no largo do Parque da Criança.

03/05/2017