Início Agentes da Ciclomob da STTP realiza palestra sobre Mobilidade Sustentável na ECI Professor Itan Pereira

Divisão de Educação de TrânsitoGerência de TrânsitoNúcleo de Estudos de Acidentes de TrânsitoOuvidoria da STTP

O encontro reuniu cerca de 130 alunos do ensino fundamenta II e faz parte do cronograma das açoes do programa “Educação Viária Vital 2023”

04/10/2023 9h05 Atualizado há 7 meses atrás

Uma equipe de agentes de trânsito da STTP, membros da Ciclomob (patrulha de), estiveram na manhã desta terça-feira, 03, realizando uma palestra sobre Mobilidade Urbana Sustentável, na Escola Cidadã Integral (ECI) Itan Pereira, no bairro de Bodocongó.

O encontro reuniu cerca de 130 alunos do ensino fundamenta II, do 7º, 8º e 9º anos,
como parte do cronograma das açoes do programa “Educação Viária Vital 2023”. Na ocasião, o agente supervisor de trânsito Diego Max, proferiu palestra sobre o tema, destacando a necessidade de pensar a cidade para as pessoas e o papel de cada modal de transporte nos deslocamentos urbanos, como as vantagens do uso de modais sustentáveis, em especial a bicicleta e os desafios a serem enfrentados, detalhando também sobre o papel da educação para mudança de cultura.

A mobilidade sustentável é responsável por planejar de forma integrada a interdependência entre ambiente, saúde, direito à cidade, geração de emprego e renda, cidadania, moradia e outras iniciativas em políticas públicas, fontes de energia e, principalmente, integração entre todos os meios de transportes, em especial os públicos.

A STTP tem uma infinidade de atribuições, não apenas de fiscalizar o trânsito ou disponibilizar transporte público, mas também de cuidar das pessoas em diversos aspectos, pensando no futuro, e isso inclui a preocupação com a qualidade de vida de todos, reforçando o compromisso de uma gestão comprometida com o meio ambiente.

Ciclomob – Implantada na STTP em setembro de 2019, a “Ciclomob” é um projeto com uma concepção de trabalho desenvolvido por uma equipe de agentes de trânsito em bicicletas, e que estão focados na fiscalização das ciclovias e ciclofaixas, além de outros pontos específicos da cidade como faixas de pedestres.

Campina Grande já conta com 12,7 km de ciclovias em uso, 107,8 km de ciclofaixas exclusivas, e 13 km de Ciclofaixas operacionais, perfazendo aproximadamente um total de 134km de malha cicloviária.

A implantação da “Ciclomob”, com essa equipe de agentes ciclistas devidamente capacitados, objetiva também aproximar os agentes com os usuários das vias, melhorando consequentemente a prestação do serviço público, onde os demais ciclistas são abordados e recebem orientações sobre as regras de circulação em vias de grande movimento.

O projeto conta com oito bicicletas e oito agentes ciclistas, que passaram por avaliação médica e capacitação técnica antes de guiar as bikes pela cidade, concentrados na realização de rondas nos diversos quilômetros de ciclofaixas e ciclovias, priorizando as de maior fluxo, com pontos base e de abordagens a condutores, ciclistas e pedestres para evitar o estacionamento de veículos nesses locais.