Início Aplicativo de combate ao assédio, desenvolvido pela STTP em parceria com a Mobilibus, passa a ser utilizado em município do Rio Grande do Sul

Divisão de Educação de TrânsitoGerência de TrânsitoNúcleo de Estudos de Acidentes de TrânsitoOuvidoria da STTP

Com destaque na mídia nacional, o aplicativo J.U.L.I.A (Juntas Livre do Assédio), lançado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, passa a ser usado também no sul do país, no município gaúcho de Rio Grande.

31/10/2023 17h08 Atualizado há 6 meses atrás

Em reportagem de destaque, veiculada no telejornal da Rede Brasil Sul (RBS), afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, a repórter Isa Severo, destacou a importância do aplicativo J.U.L.I.A no combate ao assédio. Naquela região, segundo Isa, chega a quase 20% o percentual de usuárias do transporte público que informaram já terem sofrido algum tipo de importunação sexual. Ainda durante a reportagem, foi anunciada a implantação oficial do aplicativo nesta segunda-feira, 30, e que já pode ser utilizado pelas gaúchas do município de Rio Grande, interior do Rio Grande do Sul.

Segundo o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança de Rio Grande, Anderson Castro, o aplicativo que foi desenvolvido pela STTP, em Campina Grande, vem sendo utilizado no município paraibano de forma exitosa e, agora, passa a ser utilizado em Rio Grande como forma de prevenção a esse tipo de violência contra mulher.

De acordo com Vitor Ribeiro, superintendente da STTP, ver as tecnologias desenvolvidas com parceiros fortes, como a Mobilibus, e pelos servidores da autarquia, sendo reconhecidas e replicadas nacionalmente, representa um compromisso e responsabilidade para todos nós.

“Primeiro é a ratificação de um corpo técnico comprometido com o público e, ainda, a responsabilidade de continuar desenvolvendo e implementando ações nas diversas áreas de atuação que possam impactar de forma positiva a vida da população”, declarou Vitor Ribeiro.

Veja a reportagem    https://globoplay.globo.com/v/12071724/

O Aplicativo

O J.U.L.I.A (Juntas Livre do Assédio) foi lançado pela Prefeitura de Campina Grande, através da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), em março de 2022, para proteger mulheres no transporte público. O desenvolvimento e lançamento ocorreram após aumento de denúncias na cidade, informando que seis a cada dez passageiras já foram vítimas de crimes sexuais. Com o uso do aplicativo, pelo celular, a mulher não só denuncia o abusador como também consegue pedir socorro.

Codecom