Início Encontro do NEAT da STTP reúne órgãos de segurança e trânsito para ações integradas

Divisão de Educação de TrânsitoGerência de TrânsitoNúcleo de Estudos de Acidentes de TrânsitoOuvidoria da STTP

Reunião aconteceu na sede da autarquia e contou com participação de representantes da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Núcleo de Medicina e Odontologia Legal, Hospital de Trauma e SAMU.

26/10/2023 17h39 Atualizado há 6 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), vem se consolidando cada vez mais na gestão dos aspectos relacionados à mobilidade urbana e segurança viária. Nesta quinta-feira, 26, o superintendente Vitor Ribeiro recebeu a visita institucional de Fausta dos Santos, representando Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) e Larissa Ribeiro, coordenadora do setor de epidemiologia do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes.

O encontro aconteceu por ocasião da reunião semanal do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), e objetivou o avanço nas ações através da cooperação técnica entre a superintendência e referidos órgãos.

Durante o encontro, foram explicados o funcionamento do sistema de coleta, tabulação e publicação de dados de sinistros, através do sistema Business Inteligence (B.I.), disponível ao público no site da STTP; a contribuição do Neat junto ao Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest); e alguns estudos de caso de sinistros que tiveram ação direta do Neat.

Segundo o superintendente Vitor Ribeiro, o trabalho de cooperação é de fundamental importância para redução dos sinistros de trânsito. A união dos entes, destacou o gestor, por meio de operações conjuntas e integração de dados e procedimentos, contribuirá para diminuir ao mínimo o número de acidentes e mortes no trânsito em Campina Grande.

Participaram também do evento os membros permanentes do NEAT, o tenente Gláucio Costa, subcomandante da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Dr. Ismael Camilo, diretor técnico do SAMU, e representando o corpo técnico da STTP, Carlos Artur, gerente administrativo e financeiro, Avelino Freire, chefe de engenharia, Araci Brasil, gerente de transporte, Joana Santos, divisão de Educação de Trânsito e Wanessa Albuquerque, setor de estatística.