Início Observadora Certificada de Segurança Viária visita STTP e celebra parcerias nas áreas de trânsito e mobilidade urbana

O superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), da Prefeitura de Campina Grande, Dunga Júnior, recebeu na última segunda-feira, 27, a visita técnica da educadora de trânsito Abimadabe Vieira. A educadora é uma observadora certificada, na Paraíba, do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição dedicada a desenvolver ações que contribuam para a redução dos […]

29/09/2021 16h50 Atualizado há 9 meses atrás

O superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), da Prefeitura de Campina Grande, Dunga Júnior, recebeu na última segunda-feira, 27, a visita técnica da educadora de trânsito Abimadabe Vieira. A educadora é uma observadora certificada, na Paraíba, do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição dedicada a desenvolver ações que contribuam para a redução dos índices de acidentes no trânsito do país.

Durante a visita o dirigente da STTP, acompanhado da gerente de Transportes da autarquia (Araci Brasil), apresentou um relatório das atividades realizadas com êxito durante o período da Semana Nacional de Trânsito. Também foram mostradas ações realizadas de forma integrada, com outros órgãos do sistema nacional de trânsito, visando ampliar a troca de experiências de engenharia, fiscalização, educação e administrativa.

A presença da Observadora da ONSV, nas instalações da STTP, também resultou na celebração de uma parceria para a realização de um Fórum de Educação para a Segurança Viária, que acontecerá no próximo mês de novembro, com o objetivo de aproximar os diversos atores que atuam no estado. O Fórum também promoverá um espaço de debate, integração e compartilhamento de experiências em educação para o trânsito, entre a autarquia de trânsito de Campina Grande e demais superintendências e órgãos municipais que atuam com ações preventivas aos sinistros de trânsito.

“A STTP, em Campina Grande, é um exemplo para o país de gestão pública de ações para a educação no trânsito e para a mobilidade urbana, além de contribuir com uma importante integração intersetorial entre os órgãos, com o objetivo de intensificar e ampliar o alcance das ações preventivas, com resultados esplendidos. O superintendente Dunga Júnior está no caminho certo”, disse Abimadabe Vieira.

Sobre a visita da representante certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária, o dirigente da STTP disse que apresentou um panorama geral sobre o trânsito brasileiro, introduzindo, inclusive o respeitado trabalho desenvolvido pelo Observatório, aliado às ações desenvolvidas por instituições, como a STTP.

“Nosso foco de atuação, além das ações preventivas, também reflete numa discussão direta sobre a educação de trânsito de forma integral, leve e consciente, onde ressaltamos a importância do tema também nas escolas, como ferramenta para a conscientização da sociedade”, destacou Dunga Júnior.

Ainda durante a visita à sede da STTP, Abimadabe Vieira constatou, pessoalmente, as várias ferramentas tecnológicas disponibilizadas à serviço da sociedade, se inteirando também sobre o laboratório digital, do planejamento e de operação da sinalização viária, além dos detalhes sobre o controle operacional de transporte público, realizado através das ferramentas utilizadas pela STTP. Ela também conheceu a Central de Monitoramento e Fiscalização de Trânsito.

Codecom