Início Segurança Viária: Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito registra diminuição no número de mortes em acidentes em Campina Grande, no ano de 2023

Gerência de Trânsito

No entanto, o NEAT contabilizou aumento no número geral de sinistros quando comparado ao mesmo período de 2022. Cerca de 90% dos sinistros são causados por falha humana, mas o NEAT e a STTP vão intensificar as ações para garantir segurança viária durante O Maior São João do Mundo.

26/05/2023 17h09 Atualizado há 11 meses atrás

O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), idealizado e coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), contabilizou redução no número de mortes ocasionadas por acidentes, no período de 1º de janeiro de 2023 a 24 de maio do mesmo ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2022, foram 6 óbitos; em 2023, 5 mortes, uma redução de 17%.

No entanto, houve 513 acidentes na cidade, no citado período. Trata-se de um aumento de 3% quando comparado ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 499 sinistros de trânsito. Durante todo o ano passado, o NEAT registrou 1345 acidentes.

Em diversos trechos de vias que receberam ações definidas pelo NEAT, o número de mortes em sinistros de trânsito foi zerado. É o caso, por exemplo, da rua Fernandes Vieira, no José Pinheiro; do entroncamento da rua Antônio Cavalcante com o Canal de Bodocongó; da av. Francisco Lopes de Almeida, nas Malvinas; e da Juvêncio Arruda, em Bodocongó.

“Temos uma grande vitória aqui que é a redução de mortes de 2023 para 2022. Cada vida salva é motivo de comemoração. No entanto, registramos um pequeno aumento no número de acidentes. Embora, saibamos que cerca de 90% dos sinistros têm como principal causa a falha humana (imprudência, imperícia e negligência), temos o dever de propor e implementar medidas que diminuam as probabilidades de que acidentes aconteçam. Intensificaremos os trabalhos no período junino para que Campina tenha o Maior São João do Mundo com segurança viária para turistas e campinenses”, explicou o superintendente da STTP e presidente do NEAT, Carlos Dunga Júnior.

_NEAT_

Criado em maio de 2021, o NEAT é referência na utilização de estatísticas, em tempo real, para propor e efetivar soluções viárias para reduzir mortes e acidentes nas vias. O núcleo é composto por membros da STTP, Samu, CPTran, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e do Hospital de Trauma.

As reuniões do órgão acontecem semanalmente, quando são analisados casos de acidentes na cidade. A partir daí, são discutidas soluções de educação, sinalização e fiscalização para que diminuam os riscos de os sinistros acontecerem novamente.

Em 2022, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) passou a validar os dados apurados pelo núcleo, compondo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), atestando a relevância do trabalho realizado em Campina Grande. Esses dados são coletados em parceria com Samu, CPTran e Corpo de Bombeiros.

O NEAT atende ao que preconizam os conceitos de Visão Zero (nenhuma morte é aceitável no trânsito) e Sistema Seguro (as vias e os equipamentos associados devem ser projetados para garantir segurança viária). O núcleo conforma-se também aos pilares do Pnatrans, com o qual a Prefeitura de Campina Grande assumiu compromisso, e ainda ao que recomendam as Nações Unidas, com relação à busca pela redução de mortes no trânsito.

Codecom