Início Software desenvolvido na STTP vai fazer contagem de fluxo e ajudar na tomada de decisões em relação ao trânsito

Divisão de Educação de TrânsitoGerência de TrânsitoNúcleo de Estudos de Acidentes de TrânsitoOuvidoria da STTP

Tecnologia desenvolvida vai trabalhar em conjunto com drone da autarquia, aferindo fluxos de veículos e pedestres contidos em imagens gravadas. Com precisão de 100% dos números, a STTP poderá identificar mais rapidamente problemas e soluções para o trânsito de Campina Grande.

14/11/2023 15h49 Atualizado há 6 meses atrás

O uso das tecnologias está cada vez mais presente nos mais variados setores da sociedade. No serviço público, além de bem-vindo ele gera uma série de economias e demonstra o alto nível dos profissionais que estão a serviço da população. A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, desenvolveu um software que será utilizado para a contagem do fluxo de veículos e pedestres em pontos estratégicos da cidade.

A ferramenta ficou batizada de Contador Aéreo de Tráfego Urbano (CATU) e trabalhará em conjunto com o “Drone Carcará”, ferramenta da autarquia que já é utilizada para monitoramento, controle e tomada de decisões. A partir da imagem captada pelo drone, que é operado por um agente especializado, o software irá fazer a contagem de veículos e pessoas, criando assim uma importante base de dados.

O trabalho foi desenvolvido na Divisão de Controle Operacional de Transportes (DCOT) da STTP e foi realizado pelo cientista da computação Victor Arruda Câmara e os estagiários Lívia Maria Fortunato de Sousa e Bruno Lucas Almeida Freire. A equipe foi supervisionada por Hélder Barros Carlos, que é coordenador do DCOT.

“O software foi desenvolvido com o treinamento de machine learning e inteligência artificial e foi desenvolvido localmente pela própria STTP. Ele consegue identificar através da imagem do drone qual o objeto que está na imagem, se é um caminhão, um automóvel, uma bicicleta, motocicleta ou pedestre e faz a contagem do fluxo que está passando na via e o tipo de veículo”, explicou Hélder.

Ele detalhou como, no contexto do trabalho da STTP, o software pode ser útil para a melhoria do trânsito. “Isso pode gerar as informações necessárias para que o pessoal do trânsito consiga fazer intervenções pontuais. Por exemplo, se eu tenho uma rua com mais caminhões e ônibus, eu tenho uma demanda diferenciada se comparado a uma rua em que eu tenho mais veículos pequenos. Com essas informações automazidas, contadas a partir do drone e do software desenvolvido aqui, a coordenação de trânsito pode tomar decisões mais assertivas, inclusive na primeira aplicação que vamos fazer que é no entorno da obra do Açude Novo (Parque Evaldo Cruz)”, revelou.

Machine learning – Machine learning é uma área da inteligência artificial (IA) e da ciência da computação que se concentra no uso de dados e algoritmos para imitar a maneira como os humanos aprendem, melhorando gradualmente sua precisão.

Neat – Através do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat) a STTP, em conjunto com outros órgãos como SAMU e Polícia Rodoviária Federal (PRF), identifica e trata pontos que precisam ser melhorados, seja para o melhor fluxo ou especialmente para a redução de acidentes de trânsito. Com o software, o trabalho será ainda mais preciso para entregar a Campina Grande um trânsito com segurança viária para condutores e pedestres.