Início STTP apresenta processo de abertura de dados em evento da área de administração

Divisão de Educação de TrânsitoGerência de TrânsitoNúcleo de Estudos de Acidentes de TrânsitoOuvidoria da STTP

STTP apresenta processo de abertura de dados em evento da área de administração

Ex-superintendente, Carlos Dunga Júnior, explicou o funcionamento do sistema Business Inteligence (B.I.) no que tange a indexação de dados de sinistros contabilizados pelo Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT) e do transporte público

27/11/2023 16h57 Atualizado há 5 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande participou, na última sexta-feira, 24, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e da Secretaria de Saúde, do VII Fórum de Gestão Pública da Paraíba (Fogesp), realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande.

Na ocasião, o ex-superintendente da STTP e atual secretário de Saúde, Carlos Dunga Júnior, proferiu uma palestra sobre transparência de dados da gestão de transporte e trânsito. Sendo acompanhado na plateia pelo atual superintendente, Vitor Ribeiro, Dunga abordou o trabalho de abertura de dados do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT) e do transporte público de Campina Grande.

Durante a palestra, o prefeito, Bruno Cunha Lima, fez uma participação explicando como se dá a gestão do transporte na cidade, enfatizando a luta para manter a passagem num preço acessível. Bruno destacou que, em 2021, inclusive, houve redução da tarifa para o público em geral.

Dunga explicou todo o processo de tabulação de dados, indexação digital e disponibilização no site da STTP através do sistema Business Inteligence (B.I.). Nesse sistema estão disponíveis dos números de sinistros de trânsito, as diversas causas, os horários, dentre outros aspectos. Quanto ao transporte público, há o número de passageiros, as principais rotas, a quantidade de gratuidades etc.

“Foi um processo multidisciplinar e multisetorial que permitiu que chegássemos a esse nível de transparência na STTP. E isso é exemplo para gestões de todo o Brasil. O NEAT, inclusive, já recebeu premiação da Secretaria Nacional de Trânsito e do Parque da Mobilidade Urbana”, pontuou Dunga.

Todo este trabalho tem continuidade na atual gestão do superintendente, Vitor Ribeiro. “É importante prosseguirmos com a modernização da gestão. A transparência dos dados é elemento essencial nesse processo e, respeitando toda a legislação vigente, principalmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), vamos seguir neste caminho”, explicou Vitor.