Início STTP detalha processo de implantação de radares de velocidade durante reunião na Associação Comercial e na Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande

Divisão de Educação de TrânsitoGerência de TrânsitoNúcleo de Estudos de Acidentes de TrânsitoOuvidoria da STTP

O superintendente da STTP, Carlos Dunga Jr., detalhou ainda os trâmites para o recebimento de valores relacionados a multas, enfatizando que o total arrecadado é pouco expressivo quando considerado o número de veículos da cidade.

08/08/2023 9h49 Atualizado há 9 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, apresentou os diversos projetos de melhoramento da segurança viária na cidade às entidades representativas da área empresarial: Associação Comercial (ACCG) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O superintendente da autarquia de trânsito, Carlos Dunga Jr., participou de reuniões com a diretoria da ACCG, presidida por Sidney Soares de Toledo, e com o presidente da CDL, Eliezio Bezerra de Farias, na noite e na tarde, respectivamente, desta segunda, 07.

Acompanhado por técnicos da STTP, dentre eles o gerente Administrativo-Financeiro, Vitor Ribeiro, Dunga explicou aos empresários que é dever da STTP agir para salvar vidas no trânsito. O gestor mostrou que a cidade é uma metrópole regional que abriga pessoas e veículos de muitos outros municípios. Por esse motivo, a dinâmica do trânsito e dos transportes exige ações assertivas da superintendência.

Durante os encontros, o gestor enfatizou que é defensor árduo da liberdade de expressão, no entanto, a instituição STTP não pode admitir ataques difamatórios contra as pessoas que fazem a entidade. “São servidores e servidoras dedicados, pais e mães de família que buscam 24 horas por dia encontrar soluções para melhorar a mobilidade e garantir segurança viária em Campina”, observou.

Dunga pontuou que há uma grande mudança urbana acontecendo no município. Inúmeras vias estão sendo recapeadas nos bairros e a velocidade média tem aumentado, o que exige do órgão de trânsito medidas para evitar sinistros. Uma dessas ações é a implantação de radares para controle de velocidade e avanço de semáforo.

Destacando que, nos locais onde há radares e lombadas eletrônicas, a redução de sinistros e mortes chega a 100%, o gestor explicou que para instalar um equipamento do tipo, é considerado o que preconiza a Resolução Nº 798 / 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

• Estudo técnico: são identificados os locais onde há maior número de sinistros e mortes, de acordo com os dados do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT);
  • Depois são instalados os equipamentos com ampla divulgação nas mídias sociais e meios de comunicação gerais;
  • Em seguida, os equipamentos são aferidos pelo Inmetro.
  • Posteriormente, é implantada a sinalização vertical e horizontal.
  • Aí é iniciado o período de educação, com envio de multas educativas.
  • Só depois de todos esses passos, os radares começam efetivamente a registrar infrações.

O superintendente detalhou também os dados de arrecadação por multas, pontuando que os valores recebidos em julho de 2023 dizem respeito a pagamentos de multas de meses e anos anteriores, além de multas de veículos de outras cidades que transitam em Campina.

Em ambas as reuniões, Dunga Jr. se colocou à disposição da sociedade para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir sobre as ações da STTP.