Início STTP disponibiliza emissão da credencial de idoso durante a 10ª Edição do programa “Campina Bem Cuidada” no bairro Pedregal

No stand interativo as equipes de educadoras também estão levando educação de trânsito, de forma lúdica, onde a criançada aprende brincando.

22/03/2023 9h41 Atualizado há 9 meses atrás

Desde a última segunda-feira, 20, condutores a partir de 60 anos de idade já podem solicitar a emissão da credencial de estacionamento no stand interativo da STTP, que está instalado na décima edição do programa “Campina Bem Cuidada”, da Prefeitura de Campina Grande.

O serviço está disponibilizado à população Instalado na quadra da Escola Municipal Manoel Leonardo Vitorino Guimarães, e a população recebe orientações a respeito de multas e consegue fazer a emissão de credencial de estacionamento para idosos e o cadastro para credencial de estacionamento para pessoas com deficiência, até a próxima sexta-feira, de 17h as 20h.

Para ter direito ao benefício da Credencial de Estacionamento o idoso deve ter idade igual ou superior a 60 anos ter CPF válido, e ser morador de Campina Grande, no caso da emissão pela STTP.

Após a validação do sistema e a emissão da Credencial o beneficiário receberá o documento criado com um QR Code de validação que comprova a veracidade da credencial e pode ser consultado pelo agente de trânsito, durante fiscalização de rotina em estacionamentos públicos os privados. Os veículos estacionados nas vagas reservadas deverão exibir a credencial sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima.

De acordo com o setor responsável pela emissão de credenciamentos da STTP, o idoso beneficiário “não precisa” ser proprietário de veículo ou ter habilitação para dirigir, e a validade do documento é de dois anos, com a expressa necessidade de renovar após o vencimento do documento como forma de comprovação de vida.

Caso o solicitante não tenha domicílio em Campina Grande, é necessário procurar o órgão de trânsito de município em que reside, e se este não for integrado ao Sistema Nacional de Trânsito o idoso deve procurar uma unidade do Detran mais próxima, como prevê as resoluções 303 e 304/2008 do Contran.

Já o serviço para emissão das credenciais de Estacionamento para PCDs (Pessoas com Deficiência), é feito o cadastro inicial de documentação,para em seguida ser agendada a perícia médica e liberação do documento após aprovação.

Educação interativa – No stand interativo de Educação de Trânsito tem a participação de agentes de trânsito, monitores da Divisão de Educação de Trânsito da STTP – DET, que estão interagindo com o público que passa pelo local orientando com dicas de segurança de trânsito para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, além, de brincadeiras lúdicas para as crianças. Na blitz educativa, os visitantes do programa “Campina Bem Cuidada” são abordados e recebem material informativo envolvidos no clima do movimento, com dicas de conscientização para um trânsito mais seguro, com informação que é absorvida e levada para os pais do bairro do Pedregal.

Codecom