Início STTP explica transparência de dados do transporte público no maior evento de mobilidade da América Latina

Divisão de Educação de TrânsitoGerência de TrânsitoOuvidoria da STTP

Dentro do Parque da Mobilidade Urbana, o superintendente da STTP, Carlos Dunga Jr., participou de mesa redonda com o tema “E se tivéssemos dados abertos dos meios de transporte em todas as cidades brasileiras?”.

23/06/2023 16h05 Atualizado há 11 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), está participando, em São Paulo (capital), do Parque da Mobilidade Urbana (PMU), o maior evento da área na América Latina. Quem está representando Campina é o superintendente da STTP, Carlos Dunga Jr., que integrou uma mesa redonda na tarde desta quinta, 22.

Durante sua fala, Dunga explicou como funciona o sistema Business Inteligence (B.I.) que disponibiliza todos os dados do transporte público de Campina Grande para a população. O B.I. é facilmente acessado através do site da STTP, o https://sttp.campinagrande.pb.gov.br/.

No B.I., o cidadão pode encontrar, de maneira intuitiva e com fácil acessibilidade, informações relativas ao quantitativo de passageiros por grupos diversos (pessoas idosas ou com deficiência, estudantes etc.), rotas, horários, quantitativo de veículos, locais em que eles são mais demandados, os principais motivos das viagens, além da evolução do subsídio pago mensalmente às empresas, dentre outras.

“A STTP, seguindo os preceitos do que é feito na administração municipal como um todo, busca dar máxima transparência aos dados para a população. É um dever legal, mas também uma decisão ético-política dessa gestão. Queremos que o cidadão campinense, sempre que precisar, tenha os números à mão, para tomar decisões e ter mais qualidade de vida”, enfatizou Dunga Jr.

Intitulada “E se tivéssemos dados abertos dos meios de transporte em todas as cidades brasileiras?”, a mesa contou, além de Dunga, com a participação de Cesar Olmos, CEO da Cittamob; Roberto Speicys Cardoso, CEO/Fundador da Scipopulis; e Eduardo de Rezende Francisco, Professor da Fundação Getúlio Vargas.

Ainda dentro do PMU, o Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), coordenado pela STTP, está disputando um dos prêmios na categoria “Iniciativas em favor da segurança viária”, concorrendo com ações das cidades de Fortaleza (CE), Campinas (SP), Jacareí (SP) e São Paulo (SP). O resultado será divulgado neste dia 23 de junho.

Codecom